8 tendências tecnológicas que vão dominar 2018

Dê boas-vindas à era do progresso e inovação exponencial. Ray Kurzweil, inventor e futurista, diz que o passo acelerado da inovação tecnológica continuará multiplicando-se. “Nós não vamos experienciar 100 anos de progresso no século 21 – será algo como 20.000 anos (no passo de hoje),” diz Kurzweil.

As expectativas estão altas – e com razão. As tecnologias criadas nos últimos anos são a fusão de milênios de trabalho, ciência e progresso humano. Então, sem mais introduções, aqui estão as 8 tendências tecnológicas que vão dominar 2018.

Drones

Drones
Drones

Hoje, nos EUA, há mais de 3 milhões de drones voando regularmente. Usados para entregar produtos, mapear territórios e fotografar o mundo, essa tecnologia está, literalmente, decolando. A Amazon, por exemplo, está prestes a oferecer o serviço Prime Air, um sistema de delivery que entrega mercadorias em até 30 minutos.

RA (Realidade Aumentada) e RV (Realidade Virtual)

Segundo o site de tecnologia TechCrunch, o mercado de RA e RV movimentará 108 bilhões de dólares até 2021. Representações virtuais têm um valor enorme para diversas áreas, possibilitando imersão em filmes e games, simulações de qualquer tipo de treinamento e, claro, hologramas. Pokémon GO, o game de Realidade Aumentada da Nintendo, foi um dos apps mais baixados de 2016 e tornou-se um fenômeno mundial.

Internet das coisas

Internet das Coisas
Internet das Coisas

Que tal melhores sistemas de água, baixo uso de energia, sofisticados sinais de trânsito e melhor qualidade de vida? A Internet das Coisas promete transformar nossas cidades em Smart Cities. Já explorada em nosso post “Internet das Coisas: A Conectividade de Tudo e de Todos,” essa tecnologia fará algo promissor: integrará todos os equipamentos tecnológicos existentes.

Segurança cibernética

Com o avanço tecnológico, veio a guerra cibernética. Países desenvolvidos não colidem mais diretamente entre si – ataques cibernéticos, espionagem e sabotagem são as armas de guerra agora. Stuxnet, por exemplo, um worm criado pelos EUA, causou danos severos ao programa nuclear do Irã, impossibilitando o país de construir sua primeira bomba. Outro exemplo é o recente ataque cibernético Wannacry, que aconteceu no começo de maio e atingiu diversas empresas, como Telefónica e FedEx, em mais de 150 países.

É por isso e muitos outros casos que a busca por profissionais nessa área está em um alto e constante crescimento, principalmente agora com o desenvolvimento de novas tecnologias integradas, como a Internet das Coisas. Segundo o Global Information Security Workforce Study, até 2022, 1.8 milhões de cargos em segurança cibernética estarão vagos.

Big data

A cada dia, 2.5 exabytes de dados são produzidos. E é aqui que entra Big Data, o uso de grandes ou complexos volumes de dados. O mercado de Big Data está movimentando bilhões e as técnicas de coleta são fascinantes. Data pode ser obtida através de marcas que estudam seus clientes, registros públicos e estudos do estado, registros e logins de produtos e serviços, pesquisas de campo, e empresas especializadas em Big Data. Seu smartphone, websites, aplicativos, máquinas e carros estão coletando data o tempo todo.

Automação

Você ainda compra ingressos do cinema na bilheteria? E quanto ao pagamento do estacionamento nos shoppings, você usa terminais de autoatendimento para pagar seus tickets? Desde a edições de artigos na Wikipedia à fabricação de carros nas automotivas, a automação já controla vários processos de várias áreas. Estudos alertam sobre o ritmo acelerado da automação. Segundo o The New York Order, “60% dos jovens ocuparão empregos que terão um nível de automação de dois terços nas próximas décadas.”

E os bots? Você tem ouvido falar deles, certo? Os bots de hoje estão nos ajudando a indexar páginas da web, pedir comida, comprar roupas e muito, muito mais. Através do Facebook Messenger, o bot do Netflix, por exemplo, oferece recomendações de filmes, e o bot da Domino’s troca mensagens com clientes para anotar seus pedidos.

Google, Amazon, IBM e Facebook vêm apostando alto em Inteligência Artificial, transformando os bots, que em muitos casos possuem IA, em um assunto quente no mundo tech. Enquanto alguns dizem que os bots substituirão apps em breve, é mais provável que um complementará o outro. Segundo Gartner, até 2018, 30% das interações com aparelhos serão através de conversas, e até 2020, as pessoas terão mais conversas com bots que com seus parceiros.

Inteligência artificial

Inteligência artificial
Inteligência artificial

A espera por um assistente pessoal chegou ao fim. Os assistentes pessoais Echo e Google Assistant oferecem uma eficiente e informativa interação. O Echo, assistente da Amazon, fechou 2016 como o item mais vendido na Amazon.com. Segundo a Morgan Stanley, mais de 11 milhões de pessoas já contam com o assistente, e segundo a VoiceLabs, 24.5 milhões de assistentes pessoais serão vendidos até o fim de 2017. E o Watson? O sistema da IBM, voltado para empresas, conta com a inteligência artificial mais avançada já criada.

Singularidade

Se tudo isso já soa muito high-tech, lembre-se que há mais tecnologias prestes a decolar: internet 5G, impressoras 3D, nanotecnologia… Inclusive, alguns visionários acreditam que estamos prestes a atingir a singularidade, “um estágio de colossal avanço tecnológico em um curtíssimo espaço de tempo, que acontecerá quando a inteligência artificial superar a inteligência humana, alterando radicalmente a civilização e a natureza humana.”

Adapte-se às tecnologias – ao mundo

Você segue as tendências tecnológicas? Incorpora-as para te ajudar a crescer pessoalmente e profissionalmente? Embora algumas dessas tecnologias ainda estão em fases iniciais aqui no Brasil, outras, como automação, bots, drones e impressoras 3D, já estão em uso. Aqui na Black Magenta, por exemplo, utilizamos automação nos processos de marketing para garantir maior controle e precisão de trabalho.

Fonte: blackmagenta.com.br

Leia também:

Microsoft registra patentes que podem mudar a forma como você usa seu PC

Nova patente mostra um Microsoft Surface dobrável e com duas telas

Amazon financia centro de pesquisa em Inteligência Artificial na Alemanha

Posso ajudar?