Empresa carioca, nova, formada por empresários sem nenhum vínculo com montadoras e que tem como objetivo o desenvolvimento de automóveis com design brasileiro, usando as melhores tecnologias, fabricação em regime de “outsourcing total”, juntando profissionais de alto nível nas áreas de design, produção, finanças e vendas gente que viu a indústria nacional de automóveis nascer e que conhece tudo de carro, onde começaram querendo quebrar paradigmas. A Obvio ! está em entendimentos finais para se instalar no Distrito Industrial de Xerém, Duque de Caxias – Rio de Janeiro, o berço da indústria aeronáutica e automotiva brasileira, onde nasceu a Fábrica Nacional de Motores (aeronáuticos e aviões), a FNM caminhões e a Alfa-Romeo. A Obvio participou do 6 Forum Brasil de capital de risco realizado em 2002 em Fortaleza.
Para início das operações, foi implementado em área de 12.000 m2, localizada na Rodovia Rio-Petrópolis seu “Centro de Desenvolvimento & Design”, para suportar as equipes multidisciplinares da Alemanha, Canadá, Argentina e seus Técnicos com a qual mantém convênio operacional. Para o desenvolvimento de engenharia automotiva e da gestão fabril deste projeto, foram contratadas empresas de alta tecnologia e competência automotiva da Alemanha, a Oreste Berta S/A da Argentina, além de firmarem convênios técnicos-operacionais com a PUC – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro / ITUC – Instituto Tecnológico da PUC e o INT – Instituto Nacional de Tecnologia.
No 828/2 – a segunda geração do 828 – foram modificados mais de 100 itens do projeto original, desde o espaço interno – completamente refeito a partir do novo chassis “Tridente” – que permitiu o uso de estudos ergonômicos que acresceram mais de 20 cm. em seu amplo espaço interno, passando pela maior altura e distância dos bancos individuais ou banco inteiriço tipo “sofá” para três ocupantes (2+1), faróis e lanternas exclusivos com superfície complexa de alta luminosidade, painel retrô com seis relógios marcadores de controle – temperatura e pressão do óleo, conta-giros, velocímetro, gasolina e luzes-espia. O reprojeto do 828/2 foi desenvolvida pelo grupo interno de Designers da Obvio ! e gerenciados pelo Prof. Celso Santos, do Departamento de Design da PUC/RJ, com apoio do INT.
O painel escolhido – desenho abaixo – foi a tese de formatura” dos alunos Gustavo Mayworm & Bruno Pauletti, enquanto Anisio Campos dedica-se inteiramente ao desenvolvimento do projeto Zero12. O chassis “TRIDENTE” de desenvolvimento exclusivo, em aço especial, suspensão dianteira e traseira independentes tipo Mc Pherson e quatro freios à discos. Caixa de direção por cremalheira e coluna de direção deformável com regulagem de altura no interior. A carroceria possui uma exclusiva “célula de segurança” em fibra de vidro com compostos especiais, que protege os passageiros em caso de colisão, com cintos retráteis de três pontos fixados nela e não no chassis. A carroceria é fabricada em sistema monobloco e possui fixação independente ao chassis para segurança contra impactos e absorção de choques, como os carros de Fórmula 1.
O 828/2 conta com a cooperação do CESVI – o Centro de Segurança das oito maiores seguradoras brasileiras – visando testes de impacto e baixo nível de reparabilidade, significando tarifas de seguros menores. Exclusiva “Antena Mini-Fin” – inovadora antena de FM, GPS e celular desenvolvida pela Obvio ! / Bennett Foam e Antenas Olimpus. É o menor carro brasileiro e estaciona em qualquer vaga, até mesmo de lado, entre dois carros… A carroceria possui uma exclusiva “célula de segurança” em fibra de vidro com compostos especiais, que protege os passageiros em caso de colisão, com cintos retráteis de três pontos fixados nela e não no chassis. A carroceria é fabricada em sistema monobloco e possui fixação independente ao chassis para segurança contra impactos e absorção de choques, como os carros de Fórmula 1.
O Obvio! 828/2, com 1,45m de largura e 2,65m de comprimento, comporta dois adultos de 1,80m de altura e mais um passageiro. A carroceria do modelo apresenta uma “célula de segurança” em fibra de vidro com compostos especiais, que protege os passageiros em caso de colisão. Mais amplo, o Obvio! Zero12, que mede 1,75m de largura e 3,05m de comprimento, comporta três adultos de 1,95m de altura. A “célula de segurança” é feita em aço. Os dois modelos são produzidos conforme rigorosas regras internacionais de segurança. Fundada em maio de 2001, a Obvio! trabalha no sistema de “outsourcing total”. Isso significa que todo o desenvolvimento e montagem do carro é feita pelos fornecedores. São cerca de dez empresas especializadas na produção e montagem de todos os componentes do carro. Existe um fornecedor encarregado de entregar a carroceria pintada, outro de colocar os vidros e portas, outro de instalar o motor e caixa de marchas e assim por diante. A Obvio! atua exclusivamente no desenvolvimento do modelo, controle de qualidade e comercialização. O Outsourcing difere da terceirização porque os próprios fornecedores assumem os investimentos necessários para a produção das peças que comporão os veículos.
Outro fator interessante da atuação da Obvio! é que toda a produção está vinculada à demanda. “Minimizamos o risco de prejuízos produzindo apenas os carros já comercializados em nossa rede”, afirma Ricardo Machado, empreendedor da Obvio!. A linha de montagem gerenciada pela empresa, um espaço físico comum onde os fornecedores irão montar os automóveis, será instalada em Saquarema ou em Duque de Caxias. “Pretendemos ter a linha em funcionamento a partir do segundo semestre. Deve ser uma área de 20.000m² ”, afirma Ricardo. Para o 828/2, a produção prevista é de até 600 unidades/ano a partir do segundo semestre de 2003 e para o Zero12, de até 3.000 veículos/ano a partir de 2005. A Obvio! já conta com mais de 750 automóveis encomendados.
“Além de oferecermos produtos com características e preços diferenciados em relação ao mercado automotivo, seremos responsáveis pela geração de cerca de 1.200 empregos diretos e indiretos na área onde será implantada a linha de montagem da empresa”, acrescenta Ricardo. Para iniciar a produção dos seus veículos, a Obvio! está em fase de negociações para captação de recursos, com previsão de obter de R$2,5 milhões. A empresa carrega o selo de Empreendedor Inovar por sua participação no 6º Venture Fórum Brasil.
Fonte:
http://www.obvio.ind.br/
acesso em junho de 2004
http://www.venturecapital.com.br/vcn/tripa_NoticiasImprensa_include.asp?ContentId=1947
acesso em julho de 2005
Agradeço ao inventor Ricardo Machado ([email protected]) por ter visitado a página em agosto de 2004
envie seus comentários para [email protected].