A Tanquepar está no ramo de transportes desde 1962. Desde entao fabrica tanques de combustível com alta capacidade de armazenamento. Isto para que o caminhao que sai de fábrica com um tanque com capacidade de por ex. 300 litros, possa armazen 20 ar 4, 5 vezes mais combustivel, podendo assim fazer viagens longas sem precisar abastecer no caminho. O caminhao abastece no local onde o preço do combustivel é mais barato , vai áté o seu destino e volta sem que precise parar para abastecer, economizando consideravelmente seu consumo de oleo diesel. Esta vem sendo a especialidade da Familia Maier desde entao. Empresa que atualmente está sob a direçao do Sr. Joao Luiz Maier, especializado no ramo da metalurgica.
Após tantos anos em contato com donos de caminhoes e de Transportadoras, o inventor estava se deparando com um grande paradoxo: Ao mesmo tempo que as transportadoras economizavam 3 vezes mais com um “tanque grande”, elas tambem perdiam 3 vezes mais quando era roubado seu oleo diesel em postos de gasolina ou ate mesmo pelos proprios motoristas. Ato que vem aumentando gradativamente.
Surgiu entao a idéia de bolar uma peça que inibisse o furto do oleo.Impedindo a colocaçao de qualquer tipo de mangueira dentro do tanque. Os carros mais novos já vem de fábrica com esse tipo de sistema, mas nada tinha sido feito para os caminhoes, que por sinal sao os que mais sofrem com o furto de combustivel. Após vários estudos, chegamos ao produto final, uma peneira em aço, instalada na boca do tanque onde só passa o óleo. E como disse, desde entao estamos instalando a peça nas maiores transportadoras do país, as quais vem tendo uma economia de até 10% no consumo mensal de oleo.
A patente de modelo de utilidade MU8301008-4 refere-se a Aperfeiçoamento em anti-furto de combustível para veículos, compreendendo uma peça de anti-furto de combustível de tanque de caminhões, caracteriza-se essencialmente por ser constituída de uma peça em tubo de aço (1), com uma peneira de malha de aço na parte inferior (2), composto de uma rosca na parte interna superior (3), onde será rosqueada a tampa do próprio tanque de combustível, já na parte inferior do tubo de aço compõem-se duas formas, rosca (4) ou pino (5), adequando-se a cada boca de tanque, proporcionando, com estes dois modelos, o devido encaixe no tanque de combustível prendendo-se ao seu diâmetro, tornando inexistente o vazamento de líquidos e proporcionando total segurança.
Fonte: Agradeço a Alexandre Maier ([email protected], tel: (41) 3398.4565; (41) 3382.3200), filho do inventor João Luis Maier pelo envio de informações em março de 2005 para composição desta página
envie seus comentários para [email protected].