INPI: CONHEÇA O QUE É O QUE FAZ

Conheça o que é e o que faz o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Criado em 1970, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia, conforme Decreto nº 9.660, de 1º de janeiro de 2019. Sua missão é estimular a inovação e a competitividade a serviço do desenvolvimento tecnológico e econômico do Brasil, por meio da proteção eficiente da propriedade industrial.

Entre os serviços do INPI, estão os registros de marcas, desenhos industriais, indicações geográficas, programas de computador e topografias de circuitos integrados, as concessões de patentes e as averbações de contratos de franquia e das distintas modalidades de transferência de tecnologia. Na economia do conhecimento, estes direitos se transformam em diferenciais competitivos, estimulando o surgimento constante de novas identidades e soluções técnicas.

É aconselhável que o inventor busque um agente credenciado ao INPI para intermediar o registro de sua marca, patente, desenhos industriais e mais. Um procurador é de grande necessidade já que o órgão não avisa sobre o andamento das patentes.

A ANI – Associação Nacional dos Inventores – é um agente credenciado do INPI e pode ajudar você, inventor, a ter sua ideia registrada de forma segura. Somos uma entidade fundada em 1992 que tem como principal objetivo incentivar o incremento tecnológico em nosso país. A ANI, através de seus profissionais, especializou-se não só no registro de patentes, bem como na comercialização destas inovações tecnológicas junto ao meio empresarial.

Fazemos isso prestando assessoria aos inventores independentes e pessoas criativas na negociação de suas invenções com o meio empresarial.

A ANI foi criada a fim de incentivar e orientar inventores e empresas a tomarem novas diretrizes para os seus negócios. A entidade conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados. Dessa forma oferece suporte às pessoas que têm uma grande ideia e não sabem como proceder para concretizá-la e rentabilizá-la junto ao mercado.

 

Posso ajudar?