Cabine de Higienização de Produtos criada por Gustavo e Marcos oferece uma limpeza eficaz e segura no combate ao Coronavírus.
Problemas
O supermercado é um lugar de grande rotatividade, comprovadamente um dos locais mais perigosos para a contaminação do novo Coronavírus, uma vez que as embalagens passam de mão em mão até que o verdadeiro interessado leve o produto até a sua casa, tendo na embalagem diversos germes e vírus que podem gerar grandes problemas para a saúde.
Solução
O processo e utilização da cabine sanitizadora em questão é bem simples bem como rápido. A cabine contém vedação interna e uma porta vedante de entrada e saída. A sua parte interna recebe um compartimento com prateleiras de vidro para apoio e sustentação dos produtos/embalagens, possuindo diversas lâmpadas UV-C fixadas em suas paredes laterais, superior e posterior revestidas de espelhos, que quando acionadas fazem a sanitização completa da área externa do(s) produto(s).
O acionamento do processo é liberado após o fechamento da porta da cabine, iniciado o processo, que leva de 1 a 2 minutos para a sanitização completa (podendo haver alteração no tempo dependendo do volume de itens internos da cabine), as luzes UV-C se apagam e dessa forma o sistema é liberado para abertura e retirada do(s) produto(s) da cabine, que estarão sanitizados e esterilizados. O sistema é totalmente seguro, possuindo sensores que não permitem o acionamento das lâmpadas caso a porta esteja aberta. A invenção aumenta a segurança dos consumidores, reduzindo dessa forma o risco de contato com bactérias, vírus e outros micro-organismos nocivos.
Radiação UVC
A radiação UVC (280 – 100 nm) também é conhecida por UV curta ou “germicida”. A luz concentrada de UV-C emitida tem um efeito germicida muito forte, porém muito seguro, que remove praticamente todos os vírus e bactérias transportados pelo ar nas superfícies de uma área.
Os raios UVC germicidas dos esterilizadores UVC + podem matar até 99,9% de bactérias e vírus, incluindo H1N1, Escherichia coli (E.coli), vírus da gripe, salmonella, coronavírus da síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) e Staphylococcus resistente à meticilina aureus (MRSA), micróbios que causam doenças da mão, febre aftosa e conjuntivite, bem como bolores, ácaros, pulgas, percevejos e seus ovos. Outra vantagem é que eles não precisam de produtos químicos, impedindo, portanto, possíveis envenenamentos e alergias. Apenas o UV de comprimento de onda curto produz a quantidade de energia necessária para matar os micro-organismos.
O sistema UVC automatizado é comprovado na batalha contra a eliminação do Coronavírus desde os estudos com MHV, Mers-COV que foram identificados pela primeira vez em 2002 na China como agente causador da síndrome respiratória aguda grave (SARS) e (MERS) no Oriente médio em 2012.
Benefícios:
- Limpeza: higieniza os produtos sem danificá-los;
- Agilidade: tempo médio de 10 minutos para que os produtos estejam higienizados;
- Conforto: serviço entregue de maneira rápida bem como segura;
- Prevenção: elimina germes e bactérias que podem fazer mal aos usuários.
A Cabine de Higienização de Produtos já foi registrada junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) por Gustavo Pacheco e Marcos Vilela. Seu protótipo funcional está atualmente em desenvolvimento. Hoje, eles buscam por investidores para produzir e comercializar o invento por meio do licenciamento ou venda da patente.
Conheça mais sobre a Associação Nacional dos Inventores em nossas redes sociais.