Projeto Estação Ambiental une benefícios tanto ao usuário como ao meio ambiente.
Hoje em dia, com o aumento crescente na produção de resíduos, a reciclagem é de extrema importância. Muitos países já tem essa preocupação, apoiam programas ambientais e, consequentemente, de reciclagem. No Brasil, de acordo com a associação sem fins lucrativos Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem), o faturamento das cooperativas de catadores tem sido crescente nos últimos anos e houve ganhos de produtividade, mas ainda há muito por fazer. A fim de suprir essa necessidade ambiental, bem como atender ao mercado crescente de reciclagem, foi desenvolvido o projeto Estação Ambiental.
O projeto Estação Ambiental foi criado pelo inventor brasileiro Fernando Henrique e tem por objetivo direcionar esforços tanto do governo, como da iniciativa privada a fim de melhorar a coleta seletiva e trazer benefícios diretos à população e meio ambiente.
A solução consiste em incentivar as pessoas a separar e descartar materiais e objetos não mais utilizados. Assim, todo indivíduo terá seu score atualizado a cada nova ação feita em benefício ao meio ambiente. Dessa forma, o cidadão será beneficiado, já que o meio ambiente estará limpo, e por meio do score gerado será possível oferecer inúmeras vantagens ao mesmo.
A Estação Ambiental servirá para coletar corretamente e preventivamente todo tipo de matéria que pode prejudicar o meio ambiente.
Funcionamento
A primeira etapa de funcionamento é o registro das pessoas, que poderá acontecer por meio de aplicativo ou site. Pessoas que não tiverem acesso a nenhum dos meios, poderão comparecer a unidades da estação para cadastro.
O aplicativo indica a localização da estação ambiental mais próxima do usuário, que escolhe as opções de descarte e a estação abre os compartimentos escolhidos. Quando estiver próximo da estação ambiental, poderá selecioná-la, realiando assim a conexão e a identificação do mesmo. Uma vez cadastrado, o usuário poderá identificar-se por meio de biometria ou CPF, e assim realizar o descarte do item, que também será identificado. Com o correto descarte do item, o score será gerado de acordo com o produto descartado.
A pontuação será acompanhada por meio de site ou aplicativo e pode ser:
- Individual – o descarte individual poderá trazer benefícios como descontos em restaurantes, cinema, eventos (qualquer tipo de parceiro que possa estar associado);
- Residencial – descontos em serviços de parceiros privados e/ou governo;
- Empresarial – descontos em serviços de parceiros privados e/ou governo.
Exemplo
Se a rede Ifood contribuiu com 10.000 reais com o projeto, a cada 50 pontos acumulados na plataforma, cliente ganhará um voucher de 20 reais. 50 pontos podem equivaler a:
- 1 descarte de pilhas e baterias – 30 pontos;
- 2 descartes de materiais plásticos -10 pontos.
Benefícios
A contribuição com o meio ambiente já seria o suficiente, uma vez que é necessária a preservação dos recursos naturais que permitem a vida da Terra. Além disso, com apoio governamental, será possível também identificar pessoas de baixa renda e beneficiá-las com mais recursos, tais como um ticket alimentação recarregável das estações ambientais, reduzir impostos, etc.
O Projeto Estação Ambiental já foi registrado junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) por Fernado Henrique. O inventor busca por investidores para finalizar bem como comercializar o invento por meio do licenciamento ou venda da patente.
Conheça mais sobre a Associação Nacional dos Inventores em nossas redes sociais.