Invenções brasileiras têm facilitado a rotina de famílias e estimulado a criatividade de inventores
É fato que nunca precisamos passar tanto tempo em casa. O isolamento social modificou comportamentos sociais e transformou a nossa relação com o consumo, descobrindo o que é indispensável e buscando soluções para amenizar dificuldades geradas pelas tarefas domésticas. A Associação Nacional dos Inventores reuniu alguns dos artefatos de criação brasileira que estão facilitando a vida de muitas famílias. Vamos conhecer?
A necessidade da contenção de gastos e a preocupação para com o meio ambiente passaram a ocupar maior espaço na rotina de casa. Foi o que o observou o inventor Thiago Martins Farias ao criar um sistema que evita o desperdício de água nos chuveiros de aquecimento a gás. O invento soluciona o problema do desperdício dos primeiros litros de água com aquecimento a gás ao redirecioná-la, ainda fria, para o sistema de cisterna dos condomínios, antes mesmo de sair pelo chuveiro ou torneira. Desta forma, a água só será liberada quando estiver na temperatura ideal.
Esta não é a única invenção envolvendo economia, água e chuveiro. O inventor Denis Soares da Silva criou o Press Shower, um chuveiro que possui mecanismo para ativar a saída da água através de um botão instalado no chão que, quando pressionado, libera a água conforme a necessidade, evitando o desperdício de manter o chuveiro ligado durante todo o tempo do banho. Esse dispositivo faz a comunicação com um outro que será instalado próximo ao chuveiro, acionando uma válvula que libera o fluxo de água. A manipulação do registro do chuveiro só é feita para adequar a temperatura da água, pois o funcionamento fica 100% responsável pelo botão que é pressionado pelo usuário.
Sustentabilidade e redução de despesas também estão reunidas no ferro de passar roupas criado pelo inventor Hugo Fernandes Castro. O equipamento possui um termostato eletrônico, o que permite maior economia de energia, uma vez que mantém a chapa em uma faixa estreita de variação de temperatura, proporcionando melhor condição de passar.
O smartphone em nossas mãos já era um hábito antes da pandemia e as mudanças impostas pelo isolamento forçado aumentou este quadro. Mas o hábito de guardar o celular debaixo ou ao lado do travesseiro enquanto se descansa pode ser prejudicial. Pensando na solução desse problema, Marileuza Silva criou um suporte maleável que, acoplado na cama, abriga o celular próximo ao usuário, garantindo sua saúde, evitando acidentes e promovendo comodidade.
Tutores de pets também foram beneficiados pelas invenções. Pensando nesse público, Roberto Carlos Marianno inventou o comedouro e bebedouro automático para animais. A invenção é feita de acrílico e visa proteger o alimento e a água do animal de estimação da ação de roedores, insetos e das intempéries. O invento é afixado junto à parede e tem sua altura regulável para atender melhor ao pet; possui as partes internas desmontáveis para facilitar a higienização; conta com dosador, que calibra a disponibilidade do alimento, dispensando a reposição diária; e ainda estimula o animal a ser mais independente, pois ele dependerá do faro para localizar o alimento. A água fica armazenada no aparelho – um sistema de boia é ligado direto à rede hidráulica da casa, o que permite o reabastecimento automático.
Ficou animado com tantas invenções? Todas estão registradas junto à Associação Nacional dos Inventores (ANI). Ideias patenteadas podem conquistar o mundo, trazendo lucro e reconhecimento para o inventor, e tornando a vida do usuário mais fácil.