Uma revolução no campo das energias renováveis está em curso com o desenvolvimento da Usina de Energia, uma estrutura multifuncional que integra de maneira inovadora três fontes de energia limpa: eólica, solar e Maremotriz. Criada pelos inventores Sabrina Menedotti e Thiago Besson Ramo
Essa tecnologia não apenas amplia a capacidade de produção de energia sustentável, mas também oferece uma solução robusta e eficiente para enfrentar os desafios energéticos atuais.
Desde a instalação dos primeiros Aerogeradores no Brasil em 1992, a energia eólica tem sido fundamental na diversificação das fontes energéticas e na redução da dependência de combustíveis fósseis. No entanto, os desafios relacionados à ocupação de grandes áreas e à dependência de condições climáticas específicas impulsionaram a busca por soluções mais integradas e eficientes.
A Usina de Energia é composta por um conjunto de pás aerodinâmicas acopladas a uma hélice de grande dimensão revestida com painéis solares fotovoltaicos e uma turbina Maremotriz submersa. Essa combinação permite a captação simultânea de energia solar e eólica, enquanto aproveita as correntes marítimas, maximizando a eficiência energética.
Além de sua aplicação em ambientes marítimos e costeiros, a estrutura é adaptável para uso em áreas terrestres, captando de forma eficaz as energias do vento e solar. Sua versatilidade permite sua utilização em uma ampla gama de operações, desde pequenas instalações independentes até grandes projetos de infraestrutura, como parques eólicos e solares offshore e Onshore.
Entre as diversas vantagens deste projeto, destacam-se a maximização da captação de múltiplas fontes renováveis, alta durabilidade, excelente relação custo-benefício, e a eficiente conversão e armazenamento de energia.
Registrada no INPI, a estrutura multifuncional está em fase de busca por investidores para viabilização do protótipo físico, através do licenciamento ou venda da patente. Sabrina Menedotti e Thiago Besson Ramos estão prontos para transformar o setor de energia renovável com esta inovação.
Com a patente já registrada e o protótipo virtual finalizado, o próximo passo é transformar essa visão em realidade.