Mais de cem veículos já estão testando o servoembreagem ABH 2000, criado pelo inventor papanduvense (município de Papanduva em Santa Catarina) Teodósio Chupel para diminuir o esforço do motor. A peça é única no mercado mundial e diminui em até 90% o peso da embreagem. De acordo com o mecânico o diferencial de sua invenção em relação aos outros modelos já existentes é a utilização da pressão da bomba da direção hidráulica para o seu funcionamento, o que permite o funcionamento mesmo com o motor desligado. Sem o auxílio da bomba hidráulica a embreagem fica mais pesada. Atualmente os outros modelos de servoembreagem existentes no mercado funcionam a ar, que também é destinado aos freios de ônibus ou caminhão. Quando ocorre um vazamento ou consumo excessivo, o compressor pode não fornecer ar suficiente para tal consumo, o que pode colocar o veículo em perigo, dificultando o funcionamento dos freios e da embreagem. “Com ABH2000 isto não acontece”, garante.
O empresário, que já trabalha com mecânica há 25 anos, afirma que o ABH2000 não polui e nem produz ruídos ou descarga de ar. Possui um sistema de amortecedor interno, impedindo que a embreagem trepide, e faz com que o veículo se desloque suavemente, diminuindo a quebra da transmissão por arrancadas bruscas, aumentando em até 30% a vida útil do platô e do disco de embreagem. Por ser acionado por pressão hidráulica, permite um curso maior, liberando melhor o disco e suavizando a troca de marchas, diminuindo assim o desgaste dos conjuntos sincronizadores da caixa de câmbio, e retornando até o batente para que o rolamento da embreagem não fique apoiado ao platô quando a mesma não está em uso.
O servoembreagem ABH2000, que pode ser instalado em todos os veículos ou máquinas que possuam direção hidráulica ou hidrostática já está em teste no mercado há quase dois anos. A primeira empresa a utilizar a peça em caminhões foi o Posto Esmeralda, de Papanduva. A empresa de ônibus Taioense, de Rio do Sul, foi a primeira a testá-la em ônibus. O mecânico está montando uma fábrica para produzir em larga escala a nova servoembragem. “Com produção maior a peça vai sair por um custo ainda mais baixo”, explica sem revelar qual é o preço atual. O inventor já foi procurado pela Massey Ferguson que também está interessada em testar o modelo em seus veículos.
Fonte: http://www.abh2000.com.br/aplicacao.html
http://www.an.com.br/2000/out/24/0ger.htm
acesso em outubro de 2002
envie seus comentários para [email protected].