Trava Carneiro

Entre as opções mais simples para sistema anti-furto em veículos está a trava carneiro, invenção do pernambucano Antonio Carneiro. Instalada sob o painel, o dispositivo trava as rodas e impede que a ignição seja acionada. A instalação dura em torno de 40 minutos e é feita no miolo da chave de ignição e no cilindro mestre de freio. A trava carneiro é uma trava de freios, quando travada o carro pode ser ligado, destravado o freio de mão, mas o carro não anda devido aos freios estarem travados através do sistema da trava. A trava carneiro é acionada através de uma chave comum numa caixinha escondida em qualquer canto do carro.A trava Carneiro é um dispositivo mecânico que precisa da intervenção humana para ser acionado, não há possibilidade de travar as rodas com um veículo em movimento. Para melhor desempenho do produto é necessário que o fluído-de-freio apresente boas condições. 

“Melhor do que um sonho realizado é ter o direito de sonhar”. Antônio Carneiro de Albuquerque, pernambucano de Recife, nasceu em 19 de Abril de 1924. Com 10 anos de idade, exerceu sua primeira profissão: a de lateiro. Desde muito cedo se emprenhara na busca de novos desafios. Casou-se com Auta Paulina, em 1944, mudando-se em seguida para a cidade de Campina Grande na Paraíba, onde montou, em sociedade com mais dois companheiros, um posto de molas para caminhão sob o nome de Molas Paraibanas, do qual tornou-se mais tarde o único proprietário. Como todo bom nordestino os filhos vieram, somando-se a eles as dificuldades da época. Para mantê-los, resolveu por bem se mudar para Itabuna, na Bahia, terra do cacau e de grande prosperidade, onde permaneceu por cerca de 3 anos. 

Já em 1951, sem qualquer perspectiva de melhoria de vida, optou por mudar-se para Belo Horizonte, capital das Minas Gerais, sempre levando consigo as Molas Paraibanas, empreendimento que iniciou na Paraíba. Contudo, foi em Uberlândia, já no ano de 1952 quando chegara à cidade, que ele conseguiu realizar o seu maior sonho desde então: criar algum dispositivo que impedisse o furto de sua camionete azul StudBaker. Utilizando uma embalagem de talco, ele colocou um contato elétrico feito com uma lâmina em forma de pêndulo, o qual acionava a buzina. Instalado em sua camionete, o dispositivo disparava com um leve movimento da carroceria. Sua preocupação com a segurança do seu veículo era tamanha que os amigos viviam sacudindo a camionete e diziam: “- Olha Antônio, estão tentando roubar sua camionete!” 

Quando ele ia verificar, percebia que se tratava apenas de uma brincadeira de “mal-gosto” dos amigos. Pensando como distinguir uma brincadeira de um provável furto ele teve a idéia de impedir que o veículo saísse do lugar. Foi a partir de então que nasceu o conceito da Trava Carneiro, atualmente sinônimo de confiabilidade em sistemas antifurto para veículos automotores leves e pesados, sendo reconhecida nacional e internacionalmente. A consolidação da empresa no mercado se deu graças ao sonho de uma pessoa que teve uma visão futurística, afinal, no ano de 1961 eram poucos os automóveis em circulação no país, por ser um bem de consumo de difícil acesso. “Feliz daquele que acredita num sonho e a partir dele traça metas, luta por ele, vence barreiras, quebra tabus e ao final da vida consiga vê-lo realizado e contribuir com a sociedade para diminuir o furto de veículos”. Assim fez Antônio Carneiro de Albuquerque. 

Fonte: 
http://www.travacarneiro.com.br/historia.asp
 
acesso em dezembro de 2002
envie seus comentários para [email protected].

Posso ajudar?