GM Sabiá

Entre as atrações apresentadas na “capital do automóvel” Salão do Automóvel 2001, há um modelo experimental desenvolvido pela GM brasileira. Com o logotipo “Sabiá” na traseira, o carro é uma combinação de utilitário com um pequeno cupê, nao chegando a ser uma picape, segundo David Rand, diretor de design da GM do Brasil. “Para carregar alguma bagagem, existe uma pequena caçamba, mas há espaço suficiente para quatro ocupantes no interior”, completa o executivo. Apesar de pequeno, o carro é alto, o que passa uma idéia de robustez, reforçada pelas rodas aro 20, montadas em pneus de perfil baixo. O capô abaulado, assim como o pára-choque dianteiro e a grade do radiador, integra-se perfeitamente ao conjunto de linhas modernas e arrojadas. No lugar dos retrovisores, foram instaladas pequenas câmeras que captam as imagens para o motorista. Atrás, as lanternas de formato triangular contam com lentes transparentes e com dois focos de iluminação. O acesso ao interior é feito por quatro portas que se abrem umas par as outras. Uma vez sentados, os passageiros do banco traseiros ficam cerca de cinco centimetros mais altos do que os que vao na frente. Ao projeta o Sabia, os engenheiros brasileiros procuram aproveitar o espaco interno ao maximo, sem esquecerem da habitabilidade e do arrasto aerodinamico. Já o motor é um 2.0 de quatro cilindros sobrealimentado por uma pequena turbina. Ao contrário da maioria das picapes, o Sabia conta com tração dianteira. Essa rara combinação de características será mostrada em outras exposições pelo mundo, para medir a reação principalmente do público jovem. 

Fonte: http://carsale.uol.com.br/hotsite/saloes/lancamentos/detroit_gmsabia.shtml
acesso em março de 2003
 
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