A NHT– Nacional Hidroturbo é uma empresa com capital e tecnologia totalmente brasileira e genuinamente goiana, que tem como principal objetivo baixar os custos de produção de turbinas geradoras de energia. A Hidrobomba HB é o principal produto da empresa. É um equipamento capaz de gerar energia elétrica em locais onde os recursos naturais são limitados e não há viabilidade de construção de barragens, e também servem como bombas para irrigação. O projeto é tão inovador que a Hidrobomba HB ficou em 3º lugar no Prêmio de Inovação Tecnológica (categoria produto) regional da Finep, em outubro de 2003.Entre as vantagens do equipamento podemos destacar que a Hidrobomba pode ser acionada em média, a partir de 10 metros de queda de água, não necessariamente de cachoeiras (pode ser acionada também por meio de desvio ou represas), a partir de uma tubulação de 100 mm. Devido ao pequeno tamanho, proporciona custo barato se comparado aos equipamentos existentes no mercado.
Por ser uma forma de energia limpa (não polui), a água que a movimenta retorna ao curso natural. A Hidrobomba se destaca também pelo rendimento 30 vezes maior do que as rodas d’ água. Ou seja, com um volume de água que se gasta para movimentar uma roda d’água e ela bombear 1 mil litros/hora, a Hidrobomba é capaz de bombear aproximadamente 30 mil litros/hora. Outra grande vantagem do equipamento é o tempo levado para a produção. Enquanto que as empresas produtoras de turbinas pedem um prazo que pode variar de 4 a 8 anos para a entrega, a hidroturbina pode ser produzida em prazo reduzido, cerca de um ano. A idéia de empreender uma empresa voltada a atender a carente demanda energética, surgiu no inicio do ano de 2001, tendo em vista todo o potencial hídrico existente no Brasil.
A Hidrobomba HB-XX – NHT da Nacional Hidroturbo Indústria e Comércio (GO) revoluciona o mercado de bombeamento e irrigação, melhorando a produtividade das atividades de plantio com menor custo, aumentando a qualidade de vida de pequenos produtores rurais. A Hidrobomba é constituída por uma turbina hidráulica e uma bomba centrífuga ou bomba pistão, movida a água, aparentemente como as outras no mercado. A principal diferença é seu tamanho compacto e o baixo consumo hídrico, pois a Hidrobomba funciona mesmo em pequenos cursos d’água, como a água que sai da mina, normalmente desperdiçada. Em relação às rodas d’água, a diferença está em seu alto rendimento. Com as mesmas condições de trabalho, a Hidrobomba chega a ser 30 vezes mais potente. Além de ter fácil instalação, sem necessitar de construção de barragens para seu funcionamento, o que resulta em baixíssimo impacto ambiental.
Fonte:
http://www.finep.gov.br/premio/folhas_inovacao_premio_2004/centro_oeste_tela.pdf
http://www.cefetgo.br/inove/empresas.htm
http://www.siggeo.com.br/dados/incub.htm
acesso em julho de 2005
envie seus comentários para [email protected].