A E.F. Sorocabana inaugurou em 1931 dez cabines no trecho São Paulo-Domingos de Morais de um sistema de bloqueio (Bloqueio Bertacin) de invenção do Eng. Heitor Bertacin; o invento já havia sido submetido a demorados estudos e experiências, que haviam comprovado sua eficiência e segurança. Consistia em um sistema eletro-mecânico com interligação e intertravamento recíproco de chaves,sinais,cancelas e aparelhos de manobra nas cabines, impedindo o acionamento indevido de qualquer elemento. Todo o conjunto era de projeto e construção inteiramente nacionais. Em janeiro de 1936 o Ministro da Viação recomendou a várias estradas de ferro que adotassem de preferência o bloqueio Bertacin, entre as quais a E.F. Central do Brasil, a E.F. Noroeste do Brasil e a Rede de Viação Cearense.
Nesse mesmo ano, os equipamentos Bertacin já estavam sendo fabricados, sob licença, nos Estados Unidos pela Lidgerwood Corp. A firma Lidgerwood Manufacturing Company Limited, instalou-se primeiramente em Nova York (EUA) em 1801. Em 1868, William Lidgerwood abriu um depósito de instrumentos agrícolas em Campinas, aproveitando o “boom” comercial, pois as grandes lavouras de café do oeste paulista estavam em pleno desenvolvimento e eram certas as companhias férreas passarem por Campinas, nos próximos anos. Logo após 1890, a Lidgerwood se instalou em São Paulo, mantendo, no entanto, a filial em Campinas até 1922 quando o edifício foi vendido para a firma Pedro Anderson & Cia. e em 1928, para a Cia Paulista de Estradas de Ferro.
A Revista Brasil-Ferro-Carril de dezembro de 1931 dá conta da inauguração na estação Barra Funda da E.F.Sorocabana da segunda cabine de sinalização eletro-mecãnica do sistema Bertacin com cerca de oitenta alavancas. Com isto a Sorocabana completa um total de 12 cabines já instaladas sendo 10 na linha dupla e duas na linha singela (linha tronco). Cada cabine, além do comando de todas as agulhas, ferrolhos, discos, sinais e cancelas tem o bloqueio absoluto e semi-automático entre as estações, estes últimos também de fabricação nacional e instalado pelo seu inventor Heitor Bertacin. Devido a segurança e perfeito funcionamento a direção da Sorocabana mandou instalar a cabine na estação São Paulo, com 15 alavancas.
O diretor da Sorocabana, Gaspar Ricardo em entrevista a Revista Brasil Ferro Carril de março de 1932 afirma que “o serviço de sinalização é uma obra de grande valor técnico e de alta especialização, que segundo nos parece, foi projetada e executada no Brasil por engenheiros e operários nacionais”. Para a despesa feita com uma alavanca de manobra, completamente instalada, incluindo fio de transmissão, carretilhas, alavancas e dispositivo desequilíbrio de tensão, etc, seria preciso despender três vezes mais com material estrangeiro do que foi despendido na Sorocabana. Com o sistema evita-se erros comuns no manuseio das chaves manuais com redução de guarda chaves nos pátios.
O bloqueio Bertacin é um conjunto de mecanismo elétrico que bloqueia o trem em determinado percurso, dirigido em harmônica relação, pela cabine do trecho em que ele está. As cabines entram em relação entre si para a passagem de um trecho a outro e este serviço com o de pátios é feito com máxima segurança. O manejo das alavancas para acionar as agulhas, discos, ferrolhos, fechaduras e semáforos é mais ou menos o adotado na Europa e América, ou seja, uma agulha aberta para certo desvio, impede, por meio de quadro de travamento, chamado interlocking que venha a franco um sinal ou disco contrário e bem assim, tendo linha livre para um trem, impede que o cabineiro abra um travessão ou desvio correspondente aquela via. As chaves de ponta são munidas de ferrolho e contratrava impedindo que o cabineiro possa mover a alavanca.por outro lado os próprios freios das rodas da locomotiva impedem e travam as alavancas de per si e automaticamente os mesmos aferrolham as agulhas.
A contratrava por sua vez limita-se a aferrolhoar a chave na posição certa, correspondente a cada sinal de estrada, sendo que cada agulha é protegida por um ou mais discos conforme a monobra a se fazer. As cancelas também são aferrolhoadas automaticamente com campainha para avisar o público sendo que este sistema trabalha automaticamente bem como os faróis. Este conjutno só ficará livre depois da passagem do trem. Afinal é o próprio comboio que por si dá licença ou impede o manejo das chaves conforme o caso. As cabinas pois conjugadas desse modo com o bloco mantém o serviço absolutamente seguro no pátio de manobras garantindo uma perfeita entrada ou saída das estações de qualquer trem.
Heitor Bertacin foi casado com Maria Isaura Ribeiro filha do coronel Diogo Martins Ribeiro (1848-1932). Pelo Decreto 13.128/1943 de 05/08/1943 o presidente Getúlio Vargas autorizou Heitor Bertacin a pesquisar dolomita no município de Prainha, São Paulo.
Fonte:
História da Engenharia no Brasil, século XX, Pedro Carlos da Silva Telles, Ed. Clube de Engenharia, 1993, p.106
Revista Brasil-Ferro-Carril, n.740,755,848
http://es.rodovid.org/wk/Persona:137277
http://www.campinas.sp.gov.br/campinas/atracoes/culturais/patrimonio/lidgerwood/
acesso em abril de 2009
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