A patente PI 0001195 depositada em novembro de 2000 refere-se a disposição em objeto inflável segundo a qual de acordo com a invenção, referido objeto consiste de uma forma esférica capsular obtida a partir da soldagem de gomos triangulares interligados entre si e a pequenos trechos laminares sextavados dotados de um ou mais orifícios de respiro; um segmento ou trecho formado por alguns gomos corresponde à porta da cápsula, a qual é fechada, preferencialmente, por botões de clicagem ou outro sistema qualquer adequado; assim conformada, a “bolha” ou cápsula permite que um indivíduo possa adentrar e fazer uso da mesma de diversos modos, ou seja, pode utilizá-la como brinquedo sobre solos rígidos ou meio líquido, rolando, saltando dando “cambalhotas”, enfim, realizando diversos movimentos com o corpo, podendo inclusive desenvolver movimentos terapêuticos e psicomotores ficando sempre protegidos pelos gomos inflados, ao mesmo tempo e que o ar interno está em contato com o ar externo através dos orifícios de respiro, mantendo totalmente arejado o interior da cápsula.
Gorpo – A bolha humana – esse é o nome da invenção do engenheiro Wagner Coutinho Grossi de Barbacena. Partindo da idéia de entrar em uma esfera , podendo locomover-se em todas as direções e sobre diversos tipos de piso, o projeto do Gorpo foi desenvolvido a partir de cálculos matemáticos e geométricos em AUTOCAD, onde se chegou, ao resultado final. Segundo Wagner “o intuito dela é diversão, alegria. Você entra como se estivesse no útero da sua mãe e faz inúmeros exercícios”. O inventor está procurando empresas que produzam essa linha da bolha para uso doméstico. O inventor está licenciando o futbolha, que são seis bolhas em uma quadra. A invenção segundo Wagner “foi uma homenagem ao meu filho, Lucas. Queria algo diferente para ele. E comecei a visualizar este brinquedo. E com isso virou um atrativo de diversão”.
A bolha é feita de plástico pvc cristal com 3 metros e 40 centímetros de diâmetro e dentro uma bolha menor com 1 metro e 80 centímetros de diâmetro, presa por fios de nylon. Onde a pessoa pode ficar de pé e rolar com a bolha. Ela é inflada com 18 metros cúbicos de ar. A Gorpo foi construída pelo engenheiro para agradar seu filho, mas ele acha que pode ser usada para fins terapêuticos, como por exemplo a estimulação da coordenação motora. Wagner fez uma parceria com um médico da Apae de Barbacena para avaliar os efeitos e a prováveis indicações da bolha: coordenação motora: para trabalhar a coordenação e estimular os sentidos; ativação do sistema proprioceptivo (consciência articular): quer dizer sentir a posição do corpo no espaço; trabalho de força muscular e trabalho cardiorespiratório. Wagner quer fazer bolhas menores para jogar o futebolha.
Fonte:
http://www.barbacenaonline.com.br/jornaldoestudante/
http://psiu.globo.com/GloboChat/0,6993,PSP795-887-795,00.html
acesso em julho de 2002
http://www.bolhamaluca.kit.net/
acesso em setembro de 2002
Agradeço ao inventor Wagner Grossi ([email protected]) pela revisão do texto
envie seus comentários para [email protected].