Depois de constatar que a moda do engate pegou e chegar à conclusão de que a finalidade da peça, para a maioria dos compradores, não é o reboque e sim uma proteção do pára-choque traseiro, o inventor Federico Amaro Guth teve uma idéia. E levou isso adiante. Ele lançou no mercado o protetor pneumático de pára-choque. Já patenteada, a novidade está sendo apenas comercializada por ele. Trata-se de um perfil de borracha que é instalado em toda a extensão dos pára-choques dianteiro e traseiro do carro. Batizado de Far Shock (nome fantasia), o produto traz em seu interior câmaras de ar, fechadas hermeticamente nas extremidades por terminais. O resultado é um efeito de amortecimento. “Ele absorve os pequenos impactos sem danificar a estrutura do carro, evitando marcas e arranhões”, afirma Guth. Depois que ocorre uma pequena colisão, a borracha logo volta à sua posição original devido à pressão do ar.
Segundo o inventor, a borracha utilizada na fabricação é resistente aos raios ultravioletas e pode ser instalada em qualquer veículo nacional ou importado. Para colar o produto no pára-choque do carro é necessária a utilização de uma cola especial, ou seja, dupla face automotiva. Caso o dono do carro queira remover o protetor é só tirar a borracha e passar solvente para eliminar o excesso da cola, garante Guth. Já instalado em veículos que circulam na capital, o Far Shock não prejudica a estética dos carros mais escuros, como preto, azul-marinho e cinza-escuro, entre outros. Já no caso das cores mais claras, como branco e amarelo, a instalação pode comprometer um pouco a aparência do veículo. O Far Shock já pode ser adquirido por preço a partir de R$ 70,00, dependendo do modelo e da marca do veículo.
Fonte: http://www.jt.estadao.com.br/suplementos/carr/2003/02/05/carr028.html
acesso em março de 2003
envie seus comentários para [email protected].