O engenheiro mecânico Alexandre Giuliani inventou um apelho para tornar a troca de botijão de gás mais ágil e segura. O produto foi desenvolvido em 1999 e é vendido em Sorocaba,“Desde pequeno, pensava que alguém iria criar algo com esta finalidade. Como não aconteceu, eu resolvi desenvolver um trocador”, explica. segundo ele, existem 90 milhões de botijões de gás de zoinha no país.O trocador tem duas partes. Uma peça com um vão no meio é rosqueada no botijão. A outra pontiaguda, é colocada na extremidade do tubo de plástico que sai do fogão. Para instalar o botijão, as duas peças são encaixadas como se fossem um cinto de segurança. Quando o gás acabar, é necessário desrosquear a peça ligada ao antigo recipiente e instalá-la no novo.
Pelo sistema desenvolvido por Giuliani, não há vazamento de gás durante a troca porque o encaixe é vedado. O aparelho tem também um sistema de proteção contra fogo. “se a temperatura fora do botijão aumentar muito, as duas partes se desacoplam e o fornecimento de gás para o fogão é suspenso”, observa. O empresário ressalta que, em um incêndio, o trocador facilitaria a retirada dos botijões da casa. “É só a pessoa puxar o tubo de plástico e o botijão está livre”. Ele afirma que o recarregamento do recipiente fica mais rápido com o trocador. “No enchimento, as empresas gastam 35 segundos. Com o aparelho, este tempo cai para 20 segundos”, diz. A Enge Prex, empresa de Giuliani, produz 3,5 mil trocadores por mês. Em novembro foram vendidos 1,2 mil.“Por enquanto comercializamos o produto só por linha direta”. O empresário diz já ter procurado grandes redes de supermercados, mas a necessidade de ter uma escala de produção elevada impediu o negócio.
Na linha de montagem do trocador, trabalham dois funcionários. A fabricação das peças é terceirizada. Os aparelhos são montados na empresa e depois testados individualmente. Além do trocador, o empresário desenvolveu mais dois produtos na mesma linha. Um válvula similar para gas natural e um equipamento contra incêndio instalado na tubulação de água “Este aparelho funciona com o mesmo princípio do trocador. Quando a temperatura aumenta, ele desacopla. Como é instalado entre dois canos, provoca um vazamento que alaga o ambiente”, explica. O trocador de botijão a gás recebeu em 2000 a menção honrosa no Prêmio Governador do Estado, concedido pelo governo de São Paulo aos melhores inventos.
A ENG PRESS LTDA foi fundada em 1998, com sede em Sorocaba – SP pelo Engº Alexandre Giuliani. Com base na criatividade, conhecimento técnico e muita perseverança, iniciou desenvolvendo e fabricando produtos voltados para utilização de ar comprimido, gases combustíveis – como o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e Gás Natural (GN), de líquidos (água) e de Energia Elétrica, com aplicabilidade residencial, comercial ou industrial. Procurando sempre se colocar no lugar do cliente, desenvolveu os seus produtos priorizando a segurança, economia e praticidade, fato que a levou a receber o Premio Governador do Estado de Inventos, em 2000. No ano de 2003 ingressou na INTES – Incubadora Tecnológica de Empresas de Sorocaba, onde ocupa o Box nº 06, e também teve aprovado o seu Regulador de Pressão para gás doméstico pelo INMETRO, através da UCIEE – União Certificadora (OCP-0004). Em 2004 a empresa foi reconhecida com sua primeira patente internacional, nos Estados Unidos da América, através de seu órgão de patentes USPTO. Em sua curta trajetória, a ENG PRESS LTDA teve o reconhecimento de sua atuação inovadora e de desenvolvimento tecnológico, participando de diversas reportagens na Revista CIESP Notícias, Jornal Cruzeiro do Sul, Jornal Gazeta Mercantil, Programa da TV Globo “Mais Você”, Revista Marketing, entre outras.
Fonte:
http://www.incubadora-sorocaba.com.br/incubada_engpress.php
acesso em setembro de 2007
Jornal Gazeta Mercantil, data 06.12.2000, página 12 (Cad, Por Conta Própria) “Troca do botijão de gás sem vazamento” de Jorge Pereira Filho.
envie seus comentários para [email protected].