“Kit Barista” transforma a todos em profissional do café
Inventor desenvolveu molde para desenhos na bebida
Antes de ser provado, um bom café impressiona pelo aroma. Uma apresentação caprichada, da bebida, então, vai provoca ainda mais água na boca. Além de uma xícara bonita, o toque do barista ao elaborar um desenho dá um toque de sofisticação e capricho à bebida. O único problema é um profissional especializado representa um investimento acima dos recursos de muitos empreendedores. Sensível à necessidade dos estabelecimentos de alimentação e hospedagem de sempre aprimorar o atendimento, o empresário Valter Eduardo Ferreira Santos, afiliado à Associação Nacional dos Inventores (ANI), criou o “Kit Barista”.
“Tenho uma padaria e avaliei que, apenas servir o café e oferecer um bom dia, era pouco para fidelizar o meu público. Procurei um curso de barista com esse foco e vi que era possível fazer os desenhos no café, mas eu não podia contratar um profissional. Comecei a elaborar uma técnica mais simples, primeiro pensei em um carimbo, mas não daria certo… e aí a ideia do molde surgiu e se mostrou viável”, conta Valter.
Os primeiros moldes do inventor estampavam um sorriso, a expressão “bom dia”, uma flor e daí a coleção não parou de crescer. O mais recente sucesso da padaria de Valter continha a frase “I love you, mamãe”, criado especialmente para o Dia das Mães.
Para fazer o desenho, a pessoa serve a bebida e acrescenta a espuma. A seguir, é colocado o molde – com o auxílio de uma peneira e chocolate em pó, o desenho é traçado. Por fim, é só remover o molde e servir. O invento pode ser aplicado para outras bebidas, desde que elas tenham uma camada de espuma em sua superfície.
Valter já registrou o “Kit Barista” junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e atualmente busca investidores para produzir e comercializar o produto, seja por meio da venda da patente ou do seu licenciamento.