Várias atividades cotidianas podem ser aprimoradas desde que uma mente curiosa se disponha a isso. A atividade de calçar e descalçar os sapatos, por exemplo, se tornará mais fluida com o “Calcefácil“, de autoria de Edcarlos Roberto Messias com o apoio de Janduí Enedino de Souza Filho e Wallace Muller Tadeu de Araújo, afiliados à Associação Nacional dos Inventores (ANI). O produto permite colocar e retirar os sapatos sem necessidade de auxílio das mãos ou de que o usuário se abaixe.
O “Calcefácil” é um dispositivo para tênis e sapatos fechados que deverá ser incluído na fase de confecção dos calçados. Um sistema com mola sob a palmilha na região do calcanhar e uma guia externa facilitam o calçar e o descalçar sem a necessidade de auxílio das mãos ou de que a pessoa se abaixe.
“Ele pode ser acoplado a qualquer sapato fechado, independente do design ou modelo, inclusive, sapatos de segurança. É um produto que aumenta a praticidade no calçar e descalçar. É só apoiar o pé e sair andando”, explica Janduí.
A inspiração para o invento surgiu em um dia particularmente quente em que Edcarlos estava preso em uma reunião – o desejo de descalçar os sapatos era reprimido dada a seriedade do encontro e à impossibilidade de agachar-se para afrouxar um pouco o fecho do calçado. Ele contou o causo ao parceiro e ambos começaram a elaborar o que se tornaria o “Calcefácil“.
Janduí, Edcarlos e Wallace já registraram o “Calcefácil” junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e atualmente procuram por investidores para produzir e comercializar o produto, seja por meio da venda da patente ou do seu licenciamento.
Sobre a ANI – A Associação Nacional dos Inventores foi criada para que as invenções brasileiras possam servir à sociedade e estimular os inventores a continuar dedicando-se à inovação. Todos os projetos acompanhados pela ANI possuem proteção legal, além de estudo de seu funcionamento. A associação também busca empresas, investidores e parceiros que queiram viabilizar os projetos e disponibilizá-los em larga escala no mercado.
Site: www.inventores.com.br