Canal executivo – Inventor cria “carenagem protetora para escada rolante”

A “carenagem protetora para escada rolante” poderá ser instalada no corrimão, desde a base até pouco após a curvatura, de modo a proteger acidentes caso adulto ou crianças se encostem intencional ou acidentalmente ao evitar o “efeito alavanca” – quando a pessoa é arremessada pelo equipamento. O equipamento também atua prevenindo que crianças, ao brincar, sejam puxadas pelo equipamento.

Acidentes com escada rolantes acontecem de tempos em tempos e podem até ser fatais, se envolverem crianças. Os inventores Antônio Augusto Pizelli e Maurício Massari, afiliados à Associação Nacional dos Inventores (ANI), são pais e preocupados, principalmente, com os riscos à segurança dos pequenos desenvolveram a inédita “carenagem protetora para escada rolante” – um acessório simples que pode ser instalado em qualquer modelo desse meio de transporte.

“Meu invento “carenagem protetora para escada rolante”, ao contrário do que existe hoje, de fato protege o acesso ao corrimão, pois será instalado no próprio. As soluções que existem atualmente, são paliativas, pois caso alguém passe por cima desses cavaletes que são colocados em frente aos corrimões das escadas, o acidente não será evitado”, avalia Antônio.

A inspiração da  surgiu de um bate papo entre os inventores sobre os perigos das escadas rolantes, pois ambos tem filhos pequenos e estavam ambos impressionados por acidentes envolvendo os equipamentos.

“Aí, me veio à cabeça a ideia de ter no corrimão das escadas uma proteção que, mesmo que alguém encostasse nela, não fosse perigosa, pois, evitaria o contato com a parte móvel. Fiz um esboço à mão e levei para conversar com o Carlos Mazzei [presidente da ANI], dando início ao processo de registro das patentes nacional e internacional”, conta Antônio.

O público-alvo da “carenagem protetora para escada rolante” são prédios comerciais e residenciais que contam com escadas rolantes.

Antônio e Maurício já registraram a “carenagem protetora para escada rolante” junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e atualmente buscam investidores para produzir e comercializar o produto, seja por meio do licenciamento da patente.

Fonte: https://canalexecutivoblog.wordpress.com/2017/08/14/inventor-cria-acessorio-para-evitar-acidentes-em-escadas-rolantes/

Posso ajudar?