Cientistas criam ‘nariz inteligente’ para identificar gases mortais

Se um projeto idealizado por pesquisadores russos acabar saindo do papel futuramente, teremos a oportunidade de ver uma espécie de nariz inteligente capaz de captar cheiros variados que estão espalhados pelo ambiente.

De acordo com as informações divulgadas, esse mecanismo envolve redes neurais para identificar, memorizar e lembrar cheiros variados espalhados por um local. Inicialmente o sistema vai tentar encontrar algo similar entre os odores que estão no seu banco de dados, e caso não consiga assimilá-los ao que está no registro criará uma nova entrada para eles.

Ela será capaz de captar mais de um cheiro ao mesmo tempo. Um diferencial dessa tecnologia para algumas outras é o fato de que ela será capaz de captar mais de um cheiro ao mesmo tempo e até mesmo identificar gases que sejam letais para seres vivos.

“Essencialmente, queremos ensinar esse dispositivo a fazer a distinção entre gases letais e não letais e memorizá-los de maneira rápida”, explicou Vladimir Kulagin, professor e pesquisador da National Research University High School of Economics. E, como qualquer outro projeto, não há uma previsão de quando isso estará disponível para uso nos mais diversos campos.

Sobre a ANI – A Associação Nacional dos Inventores foi criada com o intuito de divulgar as invenções brasileiras, a fim de encontrar parceiros para colocá-las no mercado. Os inventores recebem todo o apoio comercial e jurídico na hora de registrar suas invenções e, também, na hora de negociá-las com possíveis empresas e investidores.

Sitewww.inventores.com.br

Posso ajudar?