“Adaptador Universal DM5”

O adaptador universal DM5 atende a cinco principais sistemas distintos de conexões entre muitos existentes de braços dos limpadores de pára-brisas. O componente construído em material plástico foi projetado especialmente para facilitar a montagem das palhetas dos limpadores de pára-brisas aos braços já que os consumidores muitas vezes confundiam-se ao montar tais dispositivos, uma vez que os adaptadores eram muito semelhantes. A produção iniciou-se em abril de 2001. Nacamuli é dono da Dyna, maior fabricante brasileira (quinta do mundo) de limpadores de pára-brisa com faturamente de R$ 100 milhões. 

Antes da criação desse componente, a empresa ao fabricar seus produtos tinha a necessidade de acrescentar á plheta, diversos tipos de adaptadores plásticos, que iam soltos na embalgem, proporcionando as mais diersas aplicações. Em alguns casos as palhetas eram acompanhadas com quatro ou mais adaptadores, sendo que somente um era usado. os demais eram descartados. Com a inclusão desse adaptador, derca de 5 milhões de adaptadores foram deixados de ser descartados para a natureza, com impactos ecológicos positivos. 

Herdeiro da empresa fundada por seu pai Joseph, em 1955, Marc Nacamuli trabalha desde os 18 anos, quando estreou como operário “sem que ninguém soubesse que era filho do seu Joseph”, Marc fala da companhia com orgulho indisfarçável, embora mencione que sua “maior paixão” é a coleção de cartões de embarque de companhias aéreas. “Conheço 125 países e tenho 780 cartões! Entrarei no Guinness”, exclama. A invejável milhagem não é à toa: as palhetas da Dyna são exportadas para 63 países desde 1982. Ainda hoje, a Dyna possui 85% do mercado junto às montadoras e 90% na reposição. Mesmo as exportações permanecem efusivas. Só nos EUA, ela é dona de 4% do mercado, isto é, cerca de 3 milhões de palhetas. Quer chegar a 5 milhões em 2006. Em seu portfólio, a Dyna atende 95% de todos os carros fabricados no mundo – mais de 5 mil modelos de veículos. “Há outro produto brasileiro manufaturado que detenha participação tão grande naquele país?”, desafia. A verticalização é outra marca registrada. Possui uma única fábrica e realiza todas as etapas da produção: desde a pintura do braço do limpador até a embalagem. 

Fonte: 
http://www.terra.com.br/istoedinheiro/376/negocios/tempo_dyna.htm
 
acesso em junho de 2008
 
Agradeço ao INPI/FINEP pelo envio de informações em junho de 2008 para composição desta página
 
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