Você pode até duvidar se o arado foi tão importante assim, mas vamos explicar por que esse objeto está nesta lista. Antes dele, os seres humanos eram caçadores e fazendeiros de subsistência, constantemente em busca da próxima refeição. O arado provavelmente foi inventado em vários lugares ao mesmo tempo, embora na verdade não saibamos onde e quando exatamente ele apareceu pela primeira vez, uma vez que no seu mais primitivo é apenas uma ferramenta de corte usada para esculpir um sulco no solo. O arado tem a função de trazer os nutrientes do solo para a superfície, e permite que a terra fiquem bem preparada para o plantio.
Graças a esta ferramenta, a agricultura tornou-se mais rápida e mais fácil do que nunca. Essa eficiência permitiu que os seres humanos criassem alimentos em volumes maiores, que poderiam então negociar com outras comunidades. Uma vez que os alimentos poderiam ser obtidos através de pagamento, outras ocupações poderiam surgir, levando ao crescimento das cidades. A negociação e o armazenamento de materiais, por exemplo, levaram diretamente à invenção da escrita e do avançados dos sistemas numéricos. Portanto, se há algum objeto que alavancou o desenvolvimento das civilizações, um deles é justamente o arado.
Gutenberg conectou o bloco de impressão com uma prensa de parafuso, geralmente usado para produzir azeite e vinho. Suas inovações inauguraram uma nova era da impressão em massa, permitindo que grandes quantidades de informações pudessem ser transmitidas a muita gente. E o melhor: os preços dos livros – não mais escritos à mão – caíram.
Não se pode dizer que a refrigeração tenha um único inventor, uma vez que o conhecimento da forma como as substâncias absorvem e descarregam o calor se difundiram pelo menos no final do século XVII. Ao longo dos anos, vários inventores, como Albert Einstein, tentaram melhorar o desempenho do refrigerador.
Até o início do século 20, ainda era comum colher e transportar gelo natural para ajudar a manter a carne e os produtos lácteos por mais tempo. No entanto, com a adoção generalizada de técnicas de refrigeração, a indústria de alimentos mudou drasticamente para melhor, alterando os hábitos alimentares de praticamente todo o mundo.
Desde a invenção do telégrafo elétrico em 1836, feita por Samuel Morse, o mundo esteve em um trajeto contínuo do desenvolvimento da comunicação, por isso é fundamental incluir o telégrafo, o telefone, o rádio e a televisão sob o mesmo patamar. Afinal, o telefone era simplesmente uma versão refinada do telégrafo.
A capacidade de transmitir sinais sem fio usando ondas eletromagnéticas atraiu o interesse de muitos inventores, e desses, os mais importantes foram Marconi e Tesla. Uma vez que o som e as imagens pudessem ser transmitidos, o rádio e a televisão estavam apenas a um curto passo de revolucionar os hábitos de vida de bilhões de pessoas. Durante um curto período de tempo, esta série de invenções mudou o mundo. Não havia mais isolamento. Não havia mais a questão de que só se podia ouvir “notícias” sobre eventos, semanas depois de terem acontecido. Tudo se tornou imediato.
A revolução industrial foi possível graças à criação da máquina a vapor. Antes disso, praticamente todos os produtos eram feitos à mão. Sabia-se há milênios que o vapor poderia ajudar as máquinas de energia, mas foi somente em 1712, com a invenção de Thomas Newcomen, que isso aconteceu de forma tão revolucionária, e novas perspectivas se abriram para o mundo. James Watt modificou esta invenção em 1769, embora seja considerado geralmente o inventor do mecanismo de vapor.
Não só as máquinas a vapor poderiam alimentar as fábricas que produziam novos produtos, mas também os trens e os navios que os transportavam para todo o mundo. Mesmo que os motores elétricos e de combustão interna tenham tornado a máquina a vapor posteriormente obsoleta, ela ainda é usada hoje em usinas de energia para gerar eletricidade.
Embora muitos estivessem trabalhando arduamente nesta ideia na década de 1870, foi Thomas Edison que se tornou conhecido por inventar a lâmpada incandescente. Com o britânico Joseph Swan, que tinha seus próprios projetos, os dois fundaram juntos a empresa Ediswan. A lâmpada funciona através da transmissão de eletricidade através de um fio de alta resistência (o filamento), que produz calor e luz como energia residual. O envolvimento em vidro cobre o filamento em um vácuo que impede a combustão.
A lâmpada impulsionou os governos a investir em uma infraestrutura elétrica para todas as casas e empresas, o que sem dúvida mudou o mundo para melhor.
Um computador pode ser simplesmente descrito como uma máquina que absorve informações que podem ser manipuladas e produzidas como novas informações. Nenhum indivíduo é creditado a invenção, embora as ideias do matemático britânico Alan Turing sejam consideradas muito influentes para isso. Alguns dispositivos de computação mecânica tinham existido no século XIX, mas os primeiros computadores eletrônicos foram feitos no século XX.
Os computadores podem fazer cálculos sofisticados e complexos a uma velocidade impressionante. Com eles, podemos pilotar aviões, sequenciar o genoma humano e colocar naves espaciais em órbita. Contamos com computadores em grande parte da nossa vida diária. Muitas das coisas que temos hoje em nosso mundo não poderiam funcionar sem a invenção da computação, de usinas de energia a carros e telefones celulares.
A internet é uma rede de computadores ligados em todo o mundo. Com ela, as pessoas podem acessar informações localizadas em qualquer lugar a qualquer momento. A internet teve um efeito profundo e incalculável no entretenimento, na economia e na política. Originalmente criada pelos militares dos Estados Unidos como uma rede fechada de computadores na década de 1960, o serviço mais tarde tornou-se verdadeiramente global.
A internet ainda é uma invenção muito nova que ainda está mudando o mundo, um dia de cada vez. Nesta fase, não está claro se as vantagens de fazer parte de uma comunidade global não serão compensadas pela perda final de nossas estruturas comunitárias locais.
Fonte: geniusstuff.com/www.tudoporemail.com.br
Veja também: 5 brasileiros com inventos famosos e pouco reconhecimento