“Bike-Canguru”

Guarulhos possui uma novidade que poderá, quem sabe, virar mania nacional. É um veículo diferente e original, uma mistura de patinete com bicicleta que alcança a velocidade de 15 km/h. Ela é um auxiliar nos exercícios físicos porque não possui pedal nem engrenagem e funciona apenas com o impulso do corpo. “Será uma cangurumania”, aposta o seu criador, o técnico mecânico Maurílio Ferrazoli, 41 anos. Ele fez seu primeiro protótipo há 26 anos e só agora viu seu sonho se tornar realidade. “Finalmente assinei um pré-contrato para que uma empresa produza em grande escala”, diz Ferrazoli, que prefere não divulgar o nome de seu mecenas. 

A roda traseira excêntrica é que impulsiona o veículo, dando a ele o movimento semelhante ao do animal. Seu inventor é o guarulhense Maurilio Ferrazoli, que teve a idéia há 24 anos: “Tive a idéia e criei o primeiro exemplar todo metálico”, afirma. Alguns meses depois um amigo fez o primeiro canguru em madeira. Hoje os cangurus são feitos com materiais de todos os tipos e cores. “Acredito que eles acrescentem beleza, charme e originalidade”, diz Maurilio. A idéia surgiu quando Maurilio pensou em criar uma bicicleta que se locomovesse sem o uso dos pedais. Ele conseguiu seu objetivo desenvolvendo uma roda diferente, excêntrica, que transforma seu movimento circular em retilíneo, parecido com o movimento das locomotivas à vapor. O “Canguru” é fácil de usar e, embora pareça impossível, consegue bom aproveitamento nas subidas, mas é claro que precisa certo treino, afirma o guarulhense. 

“Por acaso imaginei uma bicicleta diferente e pensei que poderia funcionar. Comecei a colocar as idéias em prática. Começou tudo no fundo do quintal, com arames prendendo as peças, bem primitivo, e funcionou. Me empolguei e aos poucos fui melhorando” e chegou hoje no protótipo final que é de madeira. Já foi assinado um pré-contrato com uma empresa que fabrica bicicletas diferentes e inovadoras e em breve a Bike Canguru estará no mercado. A grande novidade é o sistema mecânico usado na bicicleta, pois é um único dispositivo que engloba duas funções, a roda traseira, que é ao mesmo tempo roda e propulsor a partir de movimentos do corpo. “Acredito que o dispositivo vai ser usado em outras peças com outras utilidades”. 

Fonte: 
http://www.cangurumania.hpg.ig.com.br/Reportagem_guarulhosweb.htm
 
http://www.terra.com.br/istoe/1766/ciencia/1766_engenho_de_talentos.htm
http://www.hotelvirtual.com.br/abretexto.asp?ID=484
 

acesso em outubro de 2003
envie seus comentários para [email protected].

Posso ajudar?