Cama com cadeira de rodas embutida

Sobre o Invento

A “cama com cadeira de rodas embutida” possui uma abertura central, trilhos e encaixes para receber a cadeira de rodas embutida, de modo que o assento e encosto da cadeira fiquem no mesmo nível do colchão, facilitando a locomoção e o transporte de pessoas com mobilidade reduzida. Pelo projeto de Antonio, a cadeira de rodas também deve ser adaptada, recebendo recortes laterais para perfeito encaixe nos trilhos e travas para oferecer segurança aos usuários. “Com isso, uma pessoa sozinha tem condições de tirar o acamado do leito e colocá-lo na cadeira sem muito esforço físico”, analisa Antônio.

Inventor: Antonio Augusto Rodrigues Ramos

Categoria: Casa

Benefícios: Antonio conta como surgiu a ideia para a sua “cama com cadeira de rodas embutida”: “Foi observando a dificuldade que enfermeiros têm para retirar um enfermo de uma cama para a cadeira de rodas, sendo necessário duas ou mais pessoas para este trabalho, então tive a ideia de acoplar a cadeira na cama, tornando mais fácil este trabalho”.

Público-Alvo: O público-alvo do invento são hospitais e clínicas, bem como pessoas físicas que convivam com pessoas acamadas. Antônio já registrou a “cama com cadeira de rodas embutida” junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) e atualmente busca investidores para produzir e comercializar seu produto, seja por meio da venda da patente ou do seu licenciamento.

Release

“Cama com cadeira de rodas embutida” é criada para facilitar o cuidado com pacientes acamados Kit de cama e cadeira adaptados facilita a remoção do paciente por uma única pessoa Transferir um paciente acamado do leito para a cadeira de rodas e vice-versa é uma tarefa que requer, por vezes, várias pessoas para ser realizada.

O marceneiro Antônio Ramos, afiliado à Associação Nacional dos Inventores (ANI), sensibilizado com o problema, desenvolveu a “cama com cadeira de rodas embutida” para facilitar os cuidados com os pacientes tanto por profissionais da saúde, quanto por familiares que atuam como cuidadores. A “cama com cadeira de rodas embutida” possui uma abertura central, trilhos e encaixes para receber a cadeira de rodas embutida, de modo que o assento e encosto da cadeira fiquem no mesmo nível do colchão, facilitando a locomoção e o transporte de pessoas com mobilidade reduzida.

Pelo projeto de Antonio, a cadeira de rodas também deve ser adaptada, recebendo recortes laterais para perfeito encaixe nos trilhos e travas para oferecer segurança aos usuários. “Com isso, uma pessoa sozinha tem condições de tirar o acamado do leito e colocá-lo na cadeira sem muito esforço físico”, analisa Antônio.

Segundo inventor, cada acamado possuirá um kit de cama e cadeira, evitando que a cadeira seja compartilhada entre várias pessoas em um mesmo dia – o objetivo é diminuir o risco de contaminações.

Outro ponto positivo, é que a compra de ambos os equipamentos tende a reduzir o valor investido pelos hospitais nesses itens. Antonio conta como surgiu a ideia para a sua “cama com cadeira de rodas embutida”: “Foi observando a dificuldade que enfermeiros têm para retirar um enfermo de uma cama para a cadeira de rodas, sendo necessário duas ou mais pessoas para este trabalho, então tive a ideia de acoplar a cadeira na cama, tornando mais fácil este trabalho”.

O público-alvo do invento são hospitais e clínicas, bem como pessoas físicas que convivam com pessoas acamadas. Antônio já registrou a “cama com cadeira de rodas embutida” junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) e atualmente busca investidores para produzir e comercializar seu produto, seja por meio da venda da patente ou do seu licenciamento.

Sobre a ANI – A Associação Nacional dos Inventores foi criada para que as invenções brasileiras possam servir à sociedade e estimular os inventores a continuar dedicando-se à inovação. Todos os projetos acompanhados pela ANI possuem proteção legal, além de estudo de seu funcionamento.

A associação também busca empresas, investidores e parceiros que queiram viabilizar os projetos e disponibilizá-los em larga escala no mercado.
Site: www.inventores.com.br

Apresentação

Investir no Projeto

ATENÇÃO: NÃO ESTAMOS VENDENDO UNIDADES DAS IDÉIAS AQUI DEMONSTRADAS, ESTAMOS SIM, PROCURANDO FABRICANTES – PARCEIROS, PARA PRODUZI-LAS E COMERCIALIZAR JUNTO AO MEIO EMPRESARIAL

Deixe seu comentário