Depois de trabalhar com confecções, serralheria e eletrônica, Carlos Alberto Azevedo resolveu unir todos esses conhecimentos na fabricação de capas para tanque de combustível de motocicletas. Foi em 1997 que Azevedo criou e patenteou o produto, assim como o nome da marca Cria Capas. Hoje a produção é de 800 capas por mês, vendidas a 10R$ a unidade, em lojas de peças e acessórios para motos no Rio de Janeiro. “A idéia surgiu de tanto ver as pessoas com motos novinhas, mas cheias de arranhões”, afirma Azevedo.
Para desenvolver a capa, ele teve de adaptar máquinas de costura e fazer testes com materiais até chegar à modelagem que não enruga ao ser colocada no tanque. Quando começou o negócio o material utilizado era o nailon: “Fiquei um ano e meio trabalhando com o nailon. Depois desisti do material porque absorve água da chuva e molha a calça do motoqueiro”. Outro inconveniente daquele modelo era que as peças cobriam todo o tanque de combustível. “O motorista tinha que tirar a capa toda a vez que ia abastecer a moto”, lembra Azevedo. Hoje as capas são confeccionadas em napa, material mais resistente à chuva, que também tem a vantagem de combinar com a capa do motoqueiro.
As capas ganharam uma costura arredondada em volta da boca do tanque de combustível, o que permite a retirada apenas daquela parte ao abastecer. Para ajustar as peças aos tanques das motos ele teve de confeccionar ganchos de plásticos – para capas de motos mais comuns – e de fero – para motos maiores e mais pesadas. “No início os ganchos eram colocados nas peças com alicate, processo muito lento e que machucava as mãos de meus dois ajudantes. Depois inventei um equipamento para isso. Fiz adaptações nas máquinas de costura – usando engrenagens e furadeiras – e dei agilidade ao processo”, diz ele. Conhecido como o inventor da Rocinha, onde mora, ele montou na comunidade uma oficina de criação, com o apoio do programa de Emprego e Renda (Proder) do Sebrae/RJ.
O pedido de patente de modelo de utilidade MU7703206-3 refere-se a capas para tanque de combustível de motocicleta; compreendida por uma capa anti-arranhões, proteção de pintura e polimento do tanque de combustível, podendo ser usada com a motocicleta em movimento ou estacionada, permitindo ao usuário da mesma, melhor conforto sem se preocupar com a pintura do veículo (motocicleta).
Fonte: Jornal Gazeta Mercantil, 13.12.2000 página 11 (Caderno por Conta Pórpria)
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