“Compressor Twister”

A Schulz S.A (SC) foi terceiro lugar no prêmio Finep/2004 categoria média/grande empresa região Sul,com o motocompressor de ar Twister, autolubrificado de pistão oscilante. Utilizado em pinturas de carro, aplicações domésticas, construção civil e lava-ajato, o novo produto oferece vantagens em comparação aos modelos tradicionais. Além do menor nível de ruído, apresenta características de robustez, maior vida útil e design compacto. Além disso, provoca menos danos ambientais, pois dispensa a troca de óleo lubrificante e, quando terminada a vida útil, todos os materiais que compõem o produto são recicláveis. Empresa tradicional no mercado de compressores, a Schulz vinha perdendo espaço interna-cional para concorrentes italianos e americanos. Para resolver o problema da defasagem tecnológica, a empresa constituiu um grupo sólido de pesquisa com parcerias importantes com universidades, empresas incubadas e instituições tecnológicas. Em apenas 18 meses, prazo considerado inédito, a Schulz lançou o novo compressor, que já participa com 2,6% no faturamento da empresa. A expectativa é que esse percentual chegue a 10% nos próximos dois anos.

 

Fundada em 1963 como uma pequena fundição em Joinville, a Schulz contava com apenas 26 empregados e produzia sua própria linha de produtos. Em 1972 nasce a linha de Compressores de Ar com dois modelos. Em 1977 a empresa começa a construção de sua nova planta. Em 1982 a Schulz conquista a liderança do mercado brasileiro de compressores de ar e são fabricados os primeiros cubos raiados, já em linha de produção normal. Em 1983 começam as exportações da linha de compressores de ar. Em 1985 a Schulz Compressores torna-se líder em toda a América Latina. Em 1989 a linha de Compressores de Ar passa a operar na nova planta e são Lançados os Compressores de Ar de Parafuso, tornando-se a única empresa genuinamente brasileira a atuar neste mercado. Em 1994 há a Aquisição da Tecnomecânica, fabricante de compressores da marca Wayne. Em 2001 Peças automotivas começam a ser exportadas. 

O pedido de patente PI0303705 refere-se a “ARRANJO DE VÁLVULAS DE PALHETA PARA UM COMPRESSOR ALTERNATIVO”. Compreendendo: um cilindro (10) definindo uma câmara de compressão (C); uma placa de válvulas (20); e uma tampa (30), dito arranjo compreendendo: uma palheta de sucção (40) e uma palheta de descarga (50), assentadas em respectivos alojamentos de sucção (21) e de descarga (22 ) formados em uma face externa (20a ) da placa de válvulas (20); um batente de sucção (25) definido no alojamento de sucção (21 ), e limitando a deformação elástica mediana de abertura da palheta de sucção (40); um batente de descarga (35) definido em uma face interna (30a) da tampa (30),limitando a deformação elástica mediana de abertura da palheta de descarga (50); uma sede de sucção (31) definida na face interna (30a) da tampa (30) e contra a qual é assentada a palheta de sucção (40) e uma sede de descarga (26) definida na face externa (20a) da placa de válvulas (20) e contra a qual a palheta de descarga (50) é assentada. 

A Schulz S.A. continua se preparando para as mudanças do novo século, investindo em novos produtos, novas tecnologias, novos mercados; e por conta disso, fundou em julho de 1999 a Schulz of America, Inc, sediada em Atlanta, Geórgia – Estados Unidos, com depósito, equipe de vendas e corpo técnico devidamente treinado na fábrica.Hoje a Schulz, com certificações ISO 9001 e ISO 9002, homologada pelo Instituto TÜV da Alemanha, produz em um grandioso complexo industrial, com 62 mil m² de área construída e 319 mil m² de área total, a mais completa linha de compressores de ar disponível no mercado brasileiro, desde compressores de diafragma até alternativos de pistão e rotativos de parafuso. Conta ainda com uma moderna fundição de ferro nodular e cinzento, com máquinas de usinagem de última geração, produzindo componentes também para as grandes montadoras do setor automotivo e outros segmentos. 

Fonte: 
http://www.finep.gov.br/premio/folhas_inovacao_premio_2004/sul_tela.pdf
http://www.schulz.com.br/export/index.php 
acesso em julho de 2005 
envie seus comentários para [email protected].

 

Posso ajudar?