“Concessionária Virtual”

Quando alguém entra em uma concessionária que vende veículos e faz seu pedido pela internet por meio de um quiosque, saiba que isto é uma invenção brasileira. Por que a GM entrou na internet? “É uma intenção estratégica”, responde Mauro Pinto, diretor de sistemas da informação para o Mercosul da companhia. “Dentro da indústria automobilística, queremos ser a número 1 em negócios eletrônicos.” A estratégia de vendas do Celta pela internet é um caso que rompeu a fronteira gaúcha, onde está localizada a moderna fábrica da Gravataí, no Rio Grande do Sul, e chegou a Detroit, nos EUA, capital mundial da indústria automobilística. O ex-diretor da GM, Mark Hogan, que também comandou a subsidiária brasileira, declarou, no começo do ano, que o modelo seria implantando em fábricas da General Motors na Holanda, China e Tailândia.

 

A fábrica de Cadillac, em Lansing, Michigan, seria demolida e de seus alicerces subiria uma nova e moderna indústria, com um sistema parecido com o de Gravataí. “É um modelo de exportação”, comemora o executivo da GM, referindo-se a estratégia de venda pela internet. “Hoje, o Celta é o automóvel mais vendido no mundo via Web.” O Brasil foi escolhido para dar início a um novo modelo de venda de carros pela internet. Contribuiu para esta decisão, a construção da fábrica de Gravataí. Ela já nasceu “plugada” na internet. Os fornecedores, 17 no total, estão dentro do complexo industrial. Os pneus, por exemplo, chegam à linha de produção colocados e calibrados; o cockpit precisa só ser encaixado. O sucesso da estratégia do Celta, cujas vendas pela internet representam 80% do total comercializado pelo modelo (mas menos de 5% são efetivamente realizadas fora da concessionária), foi a senha para que novos veículos passassem a ser comercializados desta forma. Em outubro, 32% das vendas do Corsa Sedan Classic 1.0, e 30% do Novo Corsa Hatch 1.0 já eram realizadas pela Web. Detalhe, esses carros passaram a ser vendidos pela rede em agosto e setembro, respectivamente. Com isso, 40% do faturamento da GM vem de vendas realizadas pelo canal internet. Até meados de 2003, a expectativa é chegar a 50%.

GM do Brasil foi escolhida, pelo segundo ano consecutivo, como a maior empresa na categoria B2C em estudo realizado pelo IDG ComputerWorld do Brasil. O inovador sistema de vendas do Celta pela internet garantiu à General Motors do Brasil mais um prêmio na área de comércio eletrônico. A empresa foi escolhida, pelo segundo ano consecutivo, como a maior do pais na categoria B2C (“business to consumer” ou venda direta ao consumidor), em estudo realizado pelo IDG ComputerWorld do Brasil, com o apoio da empresa de pesquisa IDC Brasil. A publicação especial 100 Maiores de Comércio Eletrônico, da revista Business Standard, foi criada no ano passado e aponta a GMB como a líder no ranking brasileiro de B2C. O prêmio é reflexo do desempenho de vendas online do Chevrolet Celta. “Mais uma vez a GM do Brasil é reconhecida pelo excelente trabalho na área de comércio eletrônico. O sucesso das vendas online do Celta levou a empresa a abrir o leque de produtos oferecidos pela internet e hoje também vendemos o Corsa Classic 1.0 e o Novo Corsa na versão “hatchback” 1.0. Essa expansão vai continuar e, em breve, teremos mais novidades para o consumidor brasileiro”, destaca José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil.

Um sinal de que a estratégia estava acertada é que ela, com as diferenças que são comuns, passou a ser implantada por outras empresas do setor automobilístico, como é o caso do Ford. O Novo Fiesta só é vendido pela Web e em quiosques dentro das concessionárias. Resultado: as vendas da montadora, no primeiro semestre, atingiram 543 milhões de reais, muito próximas as da GM. É também um indicador de que, se ainda estamos longe dos países do Primeiro Mundo no quesito consumidores virtuais, na criação de modelos de negócios para driblar essa barreira, o Brasil está exportando “know-how”.

 

Fonte: http://www.businessstandard.com.br/bs/investimento/2002/12/0006

http://www3.chevrolet.com.br/portalgm/noticias_2011_gmb.jsp

acesso em março de 2003

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