O inovador Coletor de fluídos para lavagem nasal foi criado por um pai e uma mãe, que sentiram a necessidade de ter um produto como este no mercado.
Os médicos pediatras e fisioterapeutas respiratórios, em todos os casos de doenças respiratórias como: resfriados, gripes, rinites, pneumonia e bronquite; recomendam a realização de lavagem nasal várias vezes ao dia. Basta introduzir soro fisiológico em cada narina, com o auxílio de uma seringa. O procedimento pode ser feito na pia do banheiro, com a cabeça levemente inclinada, o líquido entra por uma narina e sai pela outra.
No entanto, este procedimento pode ser um pesadelo para os pais de crianças pequenas, principalmente pais de primeira viagem. A dificuldade em manter uma criança sobre a pia, utilizando um braço enquanto se realiza a lavagem com o outro, é um grande desafio. E as coisas complicam quando a lavagem precisa ser feita durante à noite, o que costuma ser muito comum, uma vez que o nariz entupido dificulta o sono. Levar uma criança sonolenta até o banheiro e fazer a lavagem evitando molhar o pijama se torna um verdadeiro pesadelo.
Uma alternativa utilizada por muitos pais é o uso de toalhas, tanto para coletar a secreção quanto para evitar que a roupa ou pijama se molhem no processo. Mas a utilização de toalhas em cada sessão de lavagem é insustentável e ambientalmente desaconselhável, pois existe a necessidade de lavar intensivamente tais toalhas após cada uso do processo de lavagem nasal.
Da necessidade surgem as grandes ideias: Marcela Arantes e Juliano Penello, pais da Manu, de quatro anos, estão acostumados a fazer lavagem nasal na pequena. Até que depois de uma noite de crise alérgica, com muito choro, pijama molhado e toalhas cheias de meleca, eles decidiram buscar no mercado de saúde infantil algo que servisse para coletar os fluídos nasais. E ficaram surpresos quando perceberam que não existe esse produto no mercado. Foi então que, por conta própria, decidiram criar um protótipo para testar a ideia. E deu certo! Com ele as lavagens podiam ser feitas no próprio quarto, com um breve despertar, o pijama continuava sequinho, e nada de toalha melecada. Assim nasceu o que eles chamaram carinhosamente de “Cata Meleca”.
Algumas vantagens do coletor de fluídos ou “Cata Meleca”:
- A lavagem do nariz pode ser feita em quaisquer ambientes, domésticos ou clínicos, até mesmo na cama da criança, na penumbra, sem causar grandes estímulos que perturbam o sono.
- O utensílio tem capacidade para coletar e facilmente dispensar todos os líquidos da lavagem, sem o uso de toalhas.
- O tempo de preparo para o procedimento e da própria lavagem fica muito menor, o que ajuda muito na adesão dos pais e da criança ao tratamento.
- O utensílio preserva a higiene, não há contato com as secreções e é fácil de lavar.
O Coletor de Fluídos para Lavagem Nasal já está registrado junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) em nome dos desenvolvedores, que buscam investidores para produzir e comercializar o invento por meio do licenciamento ou venda da patente.