Controle de Vagões Ferroviários

Walderluces Nunes e Silva é licenciado em mecânica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão e formado em administração pelas Faculdades Integradas do Centro de Ensino Unificado do Maranhão, inventou um dispositivo automático de segurança para linhas ferroviárias que bloqueia a entrada indesejada de vagões em oficinas de manutenção de veículos ferroviários. Através de uma alavanca instalada ao lado de um trilho, o sistema provoca o descarrilamento do vagão quando o acesso não estiver autorizado pelo setor de manutenção. Se a entrada é permitida, o dispositivo dispara e, em conjunto com os alarmes sonoro e luminoso, sinaliza que a linha está liberada para a movimentação de vagões dentro da oficina. Walderluces é supervisor técnico de pesquisa e desenvolvimento ferroviário e perito técnico em investigação de causas fundamentais em acidentes ferroviários da Companhia Vale do Rio Doce.

A Patente de Invenção PI9605193 “DISPOSITIVO AUTOMÁTICO DE SEGURANÇA PARA LINHA FERROVIÁRIA, constituído por agulha, disposta relativamente paralela à face interna de um dos trilhos da linha ferroviária, e a qual é passível de se movimentar para longe a para perto do referido trilho, mediante o acionamento de cilindro pneumático, cujo pistão apresenta sua extremidade livre convenientemente fixada na agulha, sendo que o dito cilindro pneumático apresenta-se disposto transversalmente entre os trilhos, e convenientemente fixado em base de apoio, enquanto que o pistão, substancialmente longo, é também provido de base de apoio, disposta próxima à agulha. 

Fonte: 
http://www.finep.gov.br/imprensa/folha_inovacao//FI025.pdf
 
acesso em junho de 2008
 
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