Disposição em Spaghetti de Piscina

Velejando, foi assim que Adriano Sabino descobriu o produto que se tornaria carrochefe de sua loja de brinquedos The Toy Power. Mais conhecido como spaghetti de piscina o produto é, na verdade, feito de espuma de polietileno, material usado para encher os espaços vazios de um barco. “Percebi que a espuma boiava e tive a idéia de fazer dela um produto de entretenimento aquático. Em 1995 registrei meu pedido de patente no INPI”, afirma Sabino, diretor-presidente da Toy Power. A utilização de spaghetti de piscina contudo já eram conhecidas nos Estados Unidos fabricados pela Nomaco e comercializadas desde 1988 pela Industrial Thermo Polymers Ltd. com o nome comercial de “Noodle”. A patente PI9505279 depositada em 1995 trata na verdade de uma disposição em um spagheti de piscina ou bóia de salvamento formada de espuma (polietileno expandido) utilizado em conjunto com dois conectores do mesmo material em várias cores e tamanhos, que podem ser colocados por entre os braços para flutuar na água ou utilizados para diversas finalidades fora da água, um conector pode acoplar quatro extremidades e o outro conector acopla duas extremidades. 

Adriano Sabino fazia mestrado nos Estados Unidos quando viu pela primeira vez o produto. “No ato, acreditei que poderia torná-lo uma sensação no Brasil “, conta Sabino. Após algumas mudanças de layout e composição química, Sabino, juntamente com sua esposa, Andréa Flenik, tirou a patente do produto, terceirizou a fabricação e iniciou a comercialização. Nascia a empresa Toypower, que já nos primeiros meses de atividade contabilizava a venda de mais de 350.000 unidades do Spaghetti, deixando o seu fundador realizado: “Fiquei satisfeito por ver que minha fé no produto se materializava.” Hoje o Spaghetti já conta com milhões de unidades vendidas. 

O empresário conta que o início dos negócios não foi fácil. Junto com a esposa, Sabino teve de pensar numa forma de produzir as bóias e fazê-las chegar aos consumidores com preços competitivos. A solução encontrada foi a elaboração de uma parceria com um fabricante de espuma que passaria a produzir o Spaguetti por meio de licenciamento. Além disso, o administrador de empresas precisou da ajuda da família para levantar o capital necessário para o registro de patente do produto e para iniciar as atividades comerciais da Toy Power. “Tive de contar com um ´paitrocínio´ para colocar os projetos em prática”, admite. O sucesso da idéia levou Sabino a desenvolver outros 52 produtos, grande parte derivada do Spaguetti. Segundo ele, a empresa já comercializou 12 milhões de unidades nos dez anos de atividade e hoje conta com clientes nos Estados Unidos, Mercosul e Comunidade Européia. 

Hoje a empresa tem 50 funcionários, mas no começo Sabino era responsável pela demonstração, venda e distribuição do produto. “A idéia era vender muito por um preço baixo e sem intermediários”, diz. A fabricaçào do spaghetti fica a cargo de fornecedores terceirizados. A patente é por uma prazo limitado de 20 anos, o que impulsionou Sabino a diversificar a produção. “A decisão foi tomada não só porque a patente tem um prazo de validade, mas também, porque temíamos que o produto não tivesse uma vida longa nas prateleiras. Atuamos principalmente na linha de entretenimento aquático, mas ela é sazonal. Nas outras estações vendemos briquedos variados”, afirma sabino. Segundo ele, os produtos de sua empresa têm em média dois anos de vida útil, menos o spaghetti, que continua sendo vendido. Hoje a empresa tem no catálogo constantemente renovado, 40 briquedos. 

A The Toy Power, que faturou aproximadamente US$ 2,8 milhões no ano passado, tem uma rede de distribuição com cerca de sete mil pontos de venda entre bancas de jornal, padarias, lojas de produtos aquáticos e lojas de brinquedos. Por volta de 40% do faturamento corresponde à linha de entretenimento aquático. “Não vale a pena exportar porque nossos produtos são feitos com espuma. São leves, mas ocupam muito espaço. Os custos seriam muito altos”, diz Sabino. “Nesses seis anos de existência o que mudou foi a amplitude da empresa. Antes a Toy Power era uma empresa de um produto. Agora temos cerca de 40 patentes nacionais e por volta de nove patentes internacionais”, diz Sabino. O site do INPI registra as patentes PI0301068, MU7802033, MU782032, MU7801505, MU7800911, MU7600718, PI9505279 e PI0005057 em nome de Adriano Sabino e o site europeu de patentes registra o deposito de patente US2002182952 nos Estados Unidos. Segundo o inventor a Toy Power nunca foi procurada por nenhuma outra empresa com intenção de comprar suas patentes. “Atuamos em um nicho de específico e não temos muitos concorrentes”. 

Fonte: 
http://www.toypower.com.br/spaguett.htm
 
acesso em março de 2002
https://inventores.com.br/depoimentos/default.asp
 
acesso em julho de 2002
 
Jornal gazeta Mercantil de 09.04.2001 página 5 (Negócios)
http://www.portalintelectual.com.br (“Invenções podem virar negócios lucrativos” de RAFAEL RIBELLA Fonte:O Estado de São Paulo 05/08/03)
 
http://www.nomaco.com/nomacoweb/news/Article.asp?Index=9
 
http://www.tundrafoam.com/water_toys/water_toys_index.html
 
acesso em fevereiro de 2005
 

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