A Engesa era uma empresa paulista que atuava no desenvolvimento de tecnologia em várias áreas, da química à eletrônica, mas consagrou-se mesmo na produção de veículos militares. Foi fornecedora de carros de combate do Exército Brasileiro, produzindo blindados com rodas e esteira, entre eles verdadeiros clássicos como o Urutu. A grande obra prima da Engesa surgiu justamente dessa relação com o Exército Brasileiro: o Engesa-4, um utilitário para uso fora-de-estrada, com fórmula semelhante à consagrada pelo Jeep Willys. Porém não era mera cópia deste, sua mecânica desenvolvida no Brasil (à exceção do motor), lhe proporcionava capacidade de superar obstáculos fora do comum.
Suas suspensões (com eixo rígido, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais) tinham curso extraordinário. A tração nas quatro rodas (com roda livre acionada manualmente no cubo das rodas dianteiras) e a estrutura bastante rígida também contribuíam para torná-lo capaz de grandes proezas. A sua carroceria era de aço estampado com capota de lona. Os balanços (porções da carroceria que ficam à frente do eixo dianteiro e atrás do traseiro) eram curtos e elevados, o que favorecia os ângulos de entrada e saída de obstáculos. O motor, emprestado do GM Opala de quatro cilindros, fornecia a força necessária. A princípio o Engesa-4 foi produzido somente para o Exército, e foi apresentado ao publico (civil) pela primeira vez no Salao do Automóvel de 1984, passando a estar disponível desde então com a motorização do Opala (GM) de quatro cilindros.
Em 1988 veio o Engesa-4 Fase 2, que trazia aperfeiçoamentos que o tornavam mais confortável e fácil de conduzir, amenizando a sua aspereza de veículo militar. A Engesa encerrou suas atividades em 1993, após um período em concordata. Em em 1999, o empresário Rosnel Leite, de Londrina (PR), comprou remanescentes da antiga fábrica e relançou o Engesa-4 rebatizado como Envesa, tornando possível o sonho de quem quer ter um Engesa zero Km. O empresário, que possui também o maior estoque de peças para DKV / Vemag, o antigo carro da década de 60, tem um Engesa como seu carro particular.
No início de 1999, o técnico em mecânica Rosnel Wolney Leite, 38 anos, causou furor entre os amantes dos veículos fora-de-estrada brasileiros ao anunciar que voltaria a fabricar o falecido jipe nacional Engesa, a partir de um lote de peças “zero bala” remanescente da antiga montadora. A Envesa (Engenharia de Veículos e Reboques Ltda.), empresa de Rosnel Leite em Londrina-PR, cujo nome passou a designar também o jipe, promoveu inclusive o lançamento oficial de seu veículo, durante o Festival Brasil Off-Road, realizado em São Paulo-SP.
Fonte: http://www.motoronline.com.br/fichatec/envesa.htm
http://www.montadorasbrasileiras.hpg.ig.com.br/Geral/7/interna_hpg4.html
acesso em maio de 2002
http://freehost18.websamba.com/rodrigao/brasileiras/brenge.htm
acesso em novembro de 2002
http://www.planetaoffroad.com/p04i.htm
acesso em fevereiro de 2009
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