O Presidente e fundador da Associação Nacional dos Inventores (A.N.I.) – entidade que, desde 1992, assessora inventores independentes e pessoas criativas na negociação de suas invenções com o meio empresarial – Carlos Mazzei é, antes de tudo, um empreendedor.
Especialista em Marketing de Novos Projetos, ele responde, de maneira divertida e objetiva, à pergunta sobre ser, ele mesmo, um inventor: “Não, nunca inventei nada”.
Mazzei é autor do livro “Inventei, e Agora?” – Como ganhar dinheiro com uma boa ideia. Expert em marcas e patentes, ministra palestras sobre o tema em todo o Brasil, ensinando empresas a trabalhar com a criatividade de seus funcionários.
Saiba mais sobre a história da Associação Nacional dos Inventores e tire suas dúvidas sobre patentes:
Quando surgiu a Associação Nacional dos Inventores?
Carlos Mazzei: Trabalho assessorando inventores a mais de 30 anos, porém fundei a Associação Nacional dos Inventores em 1992.
Qual é o principal objetivo da ANI?
Carlos Mazzei: O principal objetivo da A.N.I. é assessorar os inventores Brasileiros com bons projetos e encaminhá-los para o meio empresarial, – é a ponte entre o inventor e o empresário!
Quer saber mais sobre o trabalho da A.N.I.?
Quantas patentes já foram registradas?
Carlos Mazzei: Já fizemos mais de 10 mil patentes neste tempo todo! Atendemos mais de 400 Inventores todos os meses – em nosso site para se ter uma idéia, recebemos mais de 2 mil visitas/dia.
Comente sobre alguns projetos interessantes e diferentes da A.N.I.
Carlos Mazzei:
Bola Quadrada – Emerson de Lima Angelo
A inspiração do advogado surgiu pelo fato ser considerado um produto inviável de ser produzido, o desafio de estudar, entender e tentar chegar a um resultado final satisfatório, visando a produção da Bola quadrada, com efeito semelhante no quicar, ao de uma bola redonda.
Achou legal? Saiba mais sobre a Bola quadrada.
Easy Mix (Misturador para Conjunto de Torneira com Dois Registros) – Eduardo Pinto de Almeida
O modelo desenvolvimento por Almeida acaba com os problemas de instalação, uma vez que se adequa a qualquer tamanho e modelo de torneiras e válvulas. Assim, o trabalho na obra é sensivelmente simplificado, pois muitas vezes sucede de seja comprada a peça errada ou de o projeto não discriminar todas as medidas das peças necessárias.
Veja mais informações sobre o Easy Mix.
Mangueira com fio elétrico embutido – Mathias de oliveira
A fiação elétrica é envolvida e protegida por um cabo de borracha que é fixado na lateral da mangueira, envolvendo e protegendo toda a fiação de forma segura e eficiente.
Ficou curioso? Veja mais sobre a Mangueira com fio elétrico embutido.
Finger Save (Sistema de Proteção de Portas Contra Acidentes em Dobradiças) – João Luiz de Almeida Alves
O sistema protetor anti-esmagamento é composto por cantoneiras de plástico rígido de fácil instalação e remoção, que harmonizam esteticamente com as esquadrias nas quais será aplicado por ter uma ampla cartela de cores.
Saiba mais sobre o Finger Save.
Interruptor Com Acionamento Via Toque – Luciano Schabatura
Existem diversos modelos de interruptores no mercado, e em sua grande maioria utilizam 4 fios para as suas respectivas instalações. Tudo isso para executar a simples função de ativar ou desativar algum sistema.
Ainda não conhece o Interruptor Com Acionamento via Toque? Saiba mais.
Jaqueta com Macacão Acoplado – Lucy Porto da Cruz Barbosa
Consiste na mobilidade de uma jaqueta impermeável diferenciada que une conforto, estilo e proteção. A principal função da Jaqueta transform é proteger o motociclista da chuva e, não causar volumes que possam vir a incomodar a pilotagem.
Acho essa ideia super bacana? Veja mais informações!
Porta Papel de Mesa com Carregador de Celular Embutido – Douglas Hessel
Mais uma invenção super bacana! Conheça mais sobre o Porta Papel de Mesa com Carregador de Celular Embutido!
Também gostaria de ter informações sobre o Museu das invenções: Quando surgiu?
Carlos Mazzei: Inventei o Museu das Invenções em 1996 – temos mais de 600 itens expostos em nosso acervo – onde temos diversos protótipos de inventores expostos em nosso acervo recebemos mais de 2 mil crianças todos os meses que fazem visitas monitoradas.
É o único museu do gênero na América Latina .
Não me inspirei em nenhum Museu de fora, porém depois que fundei, descobri que tem alguns Museus de invenções em outros Países. Visitei um nos Estados Unidos, que se chama “inventure Place” em Akron – Ohio.
Inventei alguma coisa. E agora? Qual é o caminho para fazer a minha ideia virar um produto?
Carlos Mazzei: Primeiro você precisa registrar o seu projeto!
Depois vamos trabalhar o chamado “marketing da invenção ” para formatar o projeto para apresentação ao meio empresarial. Depois, claro – negociações – objetivando que o inventor vire sócio da empresa naquele determinado projeto, é o chamado licenciamento, onde o inventor recebe royalts de toda peça vendida – é um excelente negócio para o inventor!
“Temos diversas histórias de sucesso nestas décadas. Inventor que se profissionaliza ganha dinheiro. É muito barato para um empresário fazer parceria com um inventor, principalmente se levarmos em conta a originalidade do projeto e sua possibilidade de produção e comercialização com exclusividade, já que se trata de um objeto patenteado que não terá concorrente no mercado”. Carlos Mazzei
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!
Para avaliação da sua ideia e mais informações, agende uma reunião pessoal com nossos consultores!