Criado a fim de prevenir que gás acabe repentinamente, Easy Gás usa da física para facilitar a vida do consumidor.
Todos os meses são comercializados aproximadamente 33 milhões de botijões de gás de cozinha residencial (GLP 13 kg) no Brasil.
Milhões de pessoas passam pelo problema de o gás acabar ao estar cozinhando por falta de sinalização adequada, já que é impossível saber com precisão o momento exato que o gás irá acabar.
Para solucionar esse incômodo, o inventor Afrânio de Paula Batista Sobrinho criou o sistema de sinalização da quantidade de gás presente no botijão que emite um aviso sonoro quando o gás estiver próximo ao fim.
O projeto
Feito em sua maioria com plástico ABS, o Easygás é um sistema totalmente mecânico, não se utilizando de energia elétrica. Não é necessária instalação ou manutenção, apenas colocar o botijão em cima do equipamento. A régua de medição irá variar conforme o peso do botijão de gás através de um sistema de molas. O equipamento irá emitir um alerta sonoro para informar que o gás está acabando e assim o usuário poderá se programar. Praticidade e facilidade para fabricação e utilização do Easygás são um diferencial inovador marcante da invenção.
Veja mais sobre o invento no quadro Invenções Brasileiras do YouTube no vídeo abaixo:
O projeto Easy Gás já foi registrado junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) por Afrânio. Hoje, ele busca por investidores para produzir e comercializar o invento por meio do licenciamento ou venda da patente.