Escova Bitufo

Depois de muitos anos de pesquisas, projetos, debates, desenvolvimento de moldes e divulgação `boca a boca’, o dentista Gilberto Mazzali, de Jundiaí, vem conseguindo distribuir para todo o Brasil uma nova escova de dente, que desafia os grandes fabricantes do ramo. É a Bitufo, um produto 100% brasileiro, patenteado em nome do jundiaiense. O empresário negocia a exportação do produto para os EUA, com pedido vindo de Chicago. Além disso, ele preparara-se para recorrer à Justiça contra a pirataria industrial. A Bitufo possui dois tufos, um em cada extremidade da escova. No passado, os dentistas aconselhavam o tufo para a limpeza de aparelhos e próteses. Nos últimos anos, porém, descobriu-se que, por meio da escova Bitufo é possível melhorar a limpeza dente a dente, depois de a pessoa utilizar o fio dental e a escova tradicional. 

Seu formato cônico permite penetrar no sulco gengival, prevenindo sangramentos (gengivites). Por dispensar o creme dental, a pessoa pode usar a Bitufo em qualquer lugar. A fábrica da escova Bitufo possui 30 funcionários e funciona nos fundos do consultório de Mazzali, no Bairro do Jardim Cica, em Jundiaí. Ele conta que a idéia da escova surgiu há cerca de dez anos, depois de ter atuado por 17 anos exclusivamente como dentista. Ele levou a proposta para as faculdades de Odontologia de Araraquara e Campinas e debateu-a com alunos e professores. A primeira dificuldade foi produzir a escova. Afinal, não havia maquinário. 

“Eu mesmo montei a máquina e passei a produzi-la de forma artesanal”, conta. Gilberto Mazzali diz que, para garantir os direitos de desenvolvimento da Bitufo, preocupou-se em patentear o produto rapidamente, porque não havia nada semelhante no mundo. “Foi uma decisão correta”, disse, e em seguida lamentou a existência da pirataria no mercado. “Gastei muito no desenvolvimento do produto, e agora já estão copiando-o. Em breve vou à Justiça contra esses copiadores”, promete. Mazzali disse que só há pouco tempo transformou a produção artesanal da Bitufo em industrial, por causa da maior procura pelo produto. “A Bitufo ficou conhecida e começou a ser procurada no mercado em razão da divulgação feita pelos meus colegas dentistas.” Mazzali prefere não revelar os custos do investimento e nem o faturamento de sua empresa. Garante apenas que não necessitou recorrer às instituições financeiras para obter crédito. O preço da Bitugo ao consumidor varia de R$ 2,50 a R$ 3,00. “É um preço baixo”, diz Mazzali, ao compará-lo com os benefícios que o produto garante ao usuário. “São duas escovas em uma e as tradicionais nessa faixa de preço têm agregadas preocupações estéticas, como as cores, em vez de qualidade do produto.” 

Segundo Mazzali, as escovas tradicionais algumas vezes nem foram desenvolvidas por dentistas. O empresário disse que encontrou muita dificuldade para divulgar o produto na mídia. Além da divulgação feita pelos colegas de profissão, que conheceram o produto em congressos da categoria. A parceria feita por ele com grandes redes de farmácia, tais como a Drogasil, Drogaria São Paulo, Drogão e Droga Raia também foi fundamental para a expansão da produção da Bitufo. Segundo Mazzali, o produto é distribuído em todos os Estados do País. “A escova já é vendida na Argentina”, observa. “Meu maior desafio é conseguir vendê-la no mercado norte-americano.” 

A empresa BITUFO foi fundada em 1986 por três profissionais da área odontológica: Dr. Gilberto Mazzali – especialista em periodontia, Dr. Jurandir Barbosa – especialista em ortodontia – e Dr. José Mario Brunheroto – especialista em prótese. O objetivo da empresa era a fabricação de escovas especiais, produtos estes praticamente inexistentes no mercado brasileiro. No início era fabricado, de forma artesanal, apenas um produto: a Bitufo– uma escova que possuía duas cabeças com tufos de cerdas concentradas no formato cônico, em angulações diferentes, daí o nome BITUFO. Esta escova era utilizada como auxiliar na higienização dos dentes dos pacientes, uma vez que proporcionava uma limpeza dente a dente, controlando com maior eficiência a placa bacteriana e em conseqüência as cáries e as doenças gengivais. Era tão eficiente que sua utilização foi sendo divulgada ¨ boca a boca¨ pelos profissionais da área odontológica passando a ser distribuída em todo território nacional.

Com o auxílio de opiniões de dentistas e usuários , esta escova foi sendo aperfeiçoada até chegar a ser o que é hoje a BITUFO 02 TUFOS, a escova perfeita para a limpeza dente a dente. Em 1989 o Dr. Jurandir e o Dr José Mario desligaram-se da firma e esta passou a ser gerida somente pelo Dr. Gilberto, que cada vez mais envolvido com a empresa buscou e desenvolveu novos tipos de escovas dentais especiais visando proporcionar à população em geral uma forma realmente eficiente e econômica de se conseguir manter um sorriso saudável. Consolidada no mercado como empresa de escovas dentais especiais a BITUFO, agora nome da firma e não mais de uma única escova, ampliou sua linha de produtos e hoje possui 65 itens, sendo que todos estes produtos são desenvolvidos sob o olhar de um profissional da classe odontológica.

Fonte: 
http://www.estado.estadao.com.br/suplementos/pain/2000/09/05/pain006.html
http://www.colegiointegracao.com.br/val_ind/05_09_2000.htm
 
http://www.bitufo.com.br/aempresa/aempresa.htm
 
acesso em dezembro de 2003
 
envie seus comentários para [email protected].

Posso ajudar?