Com o objetivo de inovar no mercado, desenvolvendo uma fechadura “descomplicada”, a empresa caxiense Soprano lançou o produto que foi um dos vencedores do 1º Prêmio Finep/1998, a Metalix 3P L600. Revolucionária e destinada ao uso predial, à fechadura tem a guarnição (espelhos e maçanetas) e os mecanismos internos todos feitos em plástico de engenharia. Tendo em vista que a montagem contribui decisivamente no custo de uma fechadura e que ela é o principal item na composição de preço de uma porta, os técnicos trabalharam para reduzir o número de peças. A Metalix é composta de um jogo de apenas três peças e seu mecanismo interno tem 22 peças a menos que uma fechadura convencional. O resultado é um processo de produção mais rápido e um custo final para o consumidor três vezes menor.
Localizada na cidade de Farroupilha, a 110 Km de Porto Alegre, a empresa teve seu início em 1954 na cidade de Caxias do Sul, fabricando acordeões. No início dos anos 70, com o crescimento da indústria da construção civil, associado à queda do mercado de instrumentos musicais, a Soprano dedicou-se a fabricação de ferragens para a indústria moveleira.
Depois de perambular sem convicção entre o seminário em Taquari e o alistamento no regimento de cavalaria em São Gabriel, no começo da década de 60, o jovem Adelino Miotti, hoje com 59 anos, fixou como meta a matrícula na faculdade de Direito da Universidade de Caxias do Sul (UCS), disposto a, depois de formado, concorrer a prefeito de Roca Sales, município do Vale do Taquari. Nem religioso, nem militar, nem advogado, e muito menos político. Nada disso ele assumiria como profissão. O então estudante universitário venceu na vida como empresário, dono de uma rede de indústrias, a Soprano Eletro metalúrgica e Hidráulica Ltda., que fabrica uma gama de produtos, da fechadura residencial forjada em metal à utilidade doméstica moldada em plástico. Miotti optou por se fixar em Farroupilha, por já ter convivência na região Nordeste. Em 1969, tornou-se sócio e gerente-geral da Soprano, à época uma fábrica de instrumentos musicais. Desde então, a empresa só cresceu e agregou produtos de diferentes segmentos.
Fonte: http://www.expressao.com.br/finep/premio_finep_venc.htm
http://www.soprano.com.br/index024.htm
http://www.jornalfarroupilha.com.br/vence/00/empreendedores/index3.htm
http://pioneiro.clicrbs.com.br/nordeste/materias/pagina27.htm
Acesso em maio de 2002