A Petrobras lançou um novo tipo de gasolina para os mercados de São Paulo e do Rio de Janeiro. O produto, batizado como gasolina Podium, chega aos postos com o marketing da Fórmula 1. A Petrobras é fornecedora da equipe Williams e garante que utilizou a mesma tecnologia usada para desenvolver o combustível para os pilotos. A gasolina Podium será vendida inicialmente em 60 postos: 30 no Rio e 30 em São Paulo, localizados em regiões de alto poder aquisitivo. “Rio e São Paulo representam 90% do consumo de gasolina premium do País. Com as duas cidades, atingimos praticamente todo o mercado”, diz o diretor de Mercado Automotivo da BR Distribuidora, Fernando César Barbosa. É um produto voltado para um público mais seleto, que se preocupa com desempenho do carro – informou Barbosa. Segundo ele, a nova gasolina, com maior octanagem, permitirá uma melhor resposta dos veículos de alto desempenho, principalmente os importados, em retomadas de velocidade. “Do jeito que foi concebida, ela garante um menor nível de depósito nos motores, garantindo maior vida útil às peças originais e menos manutenção.” Barbosa destacou as características ambientais do produto, que provocará menores emissões de enxofre, que não atingirá 30 partes por milhão. “Ela tem uma qualidade ambiental que só será exigida nos Estados Unidos e Europa em 2005”, afirmou. A gasolina possui a maior octanagem de todas as gasolinas à venda no país, 95 octanas de acordo com o índice IAD, O índice IAD representa a média aritmética da soma da octanagem medida pelo método RON (Research Octane Number) e pelo método MON (Motor Octane Number), ou seja: IAD = (RON + MON)/2
Fonte:
http://www.dep.fem.unicamp.br/boletim/BE26/jun_27_3.html
http://www2.petrobras.com.br/minisite/PetrobrasPodium/gasolina.html
http://www2.petrobras.com.br/portal/tecnologia.htm
acesso em novembro de 2002