O inventor Rafael Leocadio, da Associação Nacional do Inventores (ANI), desenvolveu um sistema de regulagem de peso e ângulo que promete revolucionar o mercado de academias.
“Atualmente, nas academias, não é difícil encontrar pessoas fazendo seus treinos sem nenhuma orientação de instrutores. Levando em conta que cada pessoa tem seu limite individual de peso e utilização de peso correta, o sistema de regulagem de peso e ângulo pode auxiliar e evitar lesões por uso indevido dos aparelhos”, explica.
Segundo Leocadio, o dispositivo criado por ele é capaz de programar a carga e o ângulo correto para cada aluno, sendo a carga executada por meio de pressão pneumática. Para tanto, o sistema cadastra os dados de cada aluno, como idade, PCD, suas especificações de treino, o que permite que todo o treino seja feito de forma autônoma e segura.
“Cada aluno terá seu próprio QR Code para ser escaneado no equipamento da academia, que poderá ser acessado por meio da biometria do aluno, o que permitirá a ele exercer o treino com segurança. Os equipamentos da academia terão como escanear o rosto do aluno e passar a regulagem e os treinos corretos do usuário”, esclarece o inventor.
Entre as vantagens do Regulador de Peso, Leocadio destaca que os aparelhos ficarão mais leves, por conta do uso de pressão pneumática. Além disso, com o dispositivo não haverá a necessidade de manutenção constante dos equipamentos e nem o acompanhamento de instrutor durante os treinos.
Outro ponto destacado pelo inventor é a maior segurança na utilização dos equipamentos pelos alunos, sem contar que o usuário terá a possibilidade de consultar todo seu treino por meio de um aplicativo que poderá ser baixado no celular.
Além disso, o dispositivo é equipado com um gráfico de carga, que cadastra quando a execução do exercício é realizada. “Por exemplo, se o aluno se cansou na terceira repetição do exercício, isso, então, ficará registrado para ele saber seu desempenho”, esclarece.
O Regulador de Peso e Ângulo já possui inclusive patente requerida junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), e investidores interessados em produzir e comercializar o produto por meio do licenciamento ou venda da patente podem obter mais informações junto à ANI.
Serviço:
Associação Nacional de Inventores (ANI)
Endereço: Rua Dr. Homem Melo, 1109, São Paulo (SP)
Contato: (11) 3670-3411 | (11) 94738-4249
Site: www.inventores.com.br
Facebook: inventores.com.br
Instagram: @aniinventores