O Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Unicamp desenvolve pesquisas em torno do uso educacional do computador. Desde que foi criado, há 19 anos, o Nied tem trabalhado na definição de métodos que permitam aos estudantes, principalmente de escolas públicas, construir o conhecimento com o auxílio da informática. Há cerca de dez anos, o Núcleo levou o conceito também às empresas, com a finali-dade de melhorar o nível de formação dos funcionários.
“A pessoa que atua numa linha de montagem, por exemplo, não é um Zé Nin-guém. Ela quer e precisa ser esclarecida sobre os aspectos que envolvem sua atividade. Para facilitar essa tarefa, nós estamos desenvolvendo softwares e atividades computacionais que ajudam na qualificação dos trabalhadores”, explica José Armando Valente, um dos coordenadores do Nied. Batizado de “Dinamização da Formação e Aprendizagem nas Empresas”, o projeto faz uso de algumas ferramentas, como os jogos interativos, para facilitar a captação por parte dos trabalhadores dos conceitos subjacentes necessários ao entendimento e melhoria dos processos produtivos. Um bom exemplo é o “Jogo do Alvo”, software que aborda conceitos e técnicas de Controle Estatístico de Processos (CEP), cujo princípio está ligado à qualidade dos produtos.
Os procedimentos e representações usados na rotina da fábrica não levam seus trabalhadores a captar os conceitos subjacentes necessários ao entendimento e melhoria nos processos produtivos. Como o nome sugere, o Jogo do Alvo usa a metáfora e a representação do “tiro ao alvo” com o objetivo de obter, no contexto de um game, um conjunto de valores que representam amostras da fábrica. Com esses valores, pode-se gerar os gráficos (cartas de controle). A qualidade, nesse caso, é entendida como a uniformidade dos tiros em torno do centro do alvo. “Trata-se de uma atividade lúdica, mas que une conhecimento, informação e conceito, aspectos fundamentais para serem usados numa linha de montagem”, afirma o professor Valente. Os operários aprendem que não se trata apenas de saber realizar um determinado tipo de tarefa, mas sim de entender a razão dela ser executada daquela maneira. Os resultados desse tipo de trabalho junto às empresas, afirma Valente, têm sido altamente animadores. No modelo de formação tradicional, os operários teriam que deixar a linha de montagem e se dirigir até uma sala, onde teriam aulas teóricas, com várias anotações na lousa.
No Jogo do Alvo, em vez de “conformidade com a especificação”, o conceito de qualidade é entendido com base na uniformidade da produção em direção a um objetivo (o centro do alvo). A representação do “alvo” é utilizada para visualização dos resultados desse sistema de controle de qualidade, onde o valor nominal é o centro do alvo e os valores tomados como amostras são os diferentes pontos de impacto do tiro ao alvo. A meta no Jogo do Alvo é conseguir uniformidade de tiros ao redor de um objetivo, obtendo um processo estável e capaz.
Fonte:
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/julho2002/unihoje_ju183pag3a.html
http://www.nied.unicamp.br/~dafe/sistemas/alvo.html
acesso em novembro de 2002
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