Criado a fim de lacrar e proteger a privacidade e segurança de objetos e afins, o Lacre Zap tem uso prático.
Um dos maiores problemas enfrentados atualmente é a falta de segurança. Muitas vezes, coisas importantes são guardadas em lugares específicos a fim de que ninguém mexa no local. Entretanto infelizmente isso acaba não acontecendo. Acontece tanto de pegar o objeto e devolver ao lugar passando despercebido pelo proprietário, ou mesmo em questão de furto.
O Lacre Zap, criado por James William dos Santos, tem por objetivo lacrar portas, janelas, gavetas, etc. É confeccionado em plástico e material similar. O suporte é formado por uma peça única, com uma base de fixação através de dupla face resistente, possuindo ainda uma alça protuberante com orifício central para transpasse de um lacre convencional. O suporte é fixado em par, na superfície do local onde se deseja travar; ao fixar um de cada lado, basta transpassar o lacre ajustável em seus orifícios centrais, que o local estará travado. O lacre só pode ser violado quando cortado, portanto o usuário saberá se outra pessoa mexeu onde não devia.
Lacre Zap já foi registrado junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) por James. Hoje, ele busca por investidores para produzir e comercializar o invento por meio do licenciamento ou venda da patente