Equipamento foi projetado para impedir a inalação de fumaça e poeira em acidentes.
O inventor partiu da orientação do Corpo de Bombeiros que recomenda que, em acidentes com fumaça/poeira, a vítima deve manter-se junto ao chão e utilizar um lenço ou toalha molhada sobre o nariz e a boca; além de deixar a fumaça escapar abrindo uma janela (ou quebrando o vidro, se ela for fixa). “Mas como achar toalha na hora do desespero? Usar a própria roupa do corpo? Onde achar água para molhar o tecido?”, questionou-se o inventor. Além disso, calculou Daniel, a pessoa deveria sair agachada e para isso as mãos devem permanecer livres para ajudar a apoiar-se ou remover obstáculos.
O protótipo da máscara umedecida de sobrevivência D&Daniels considerou todas essas preocupações em sua elaboração e prevê uma máscara descartável do tipo cirúrgica, confeccionada em TNT, com elástico para ser presa nas orelhas, contendo na face interna uma pequena toalha umedecida para cobrir a boca e o nariz, além de um clip formatável nasal para proporcionar o melhor ajuste ao rosto.
Daniel acredita que a Máscara umedecida de sobrevivência D&Daniels têm potencial para ser integrada como equipamento de proteção individual obrigatório em áreas com concentração de pessoas (como shoppings, igrejas, etc.).
O inventor já obteve a patente da máscara e está em busca de investidores para dar início à produção seja por meio da venda e ou licenciamento da patente ou, ainda, por meio da formação de sociedade.
Sobre a ANI – A Associação Nacional dos Inventores foi criada com o intuito de divulgar as invenções brasileiras, a fim de encontrar parceiros para colocá-las no mercado. Os inventores recebem todo o apoio comercial e jurídico na hora de registrar suas invenções e, também, na hora de negociá-las com possíveis empresas e investidores.
Site: www.inventores.com.br