A Eberle vencedora do Prêmio Finep 2003 de Inovação tecnol´[ogica na categoria produto, desenvolveu a motobomba silenciosa Aqquant, com apenas cinco decibéis de ruído acima do som ambiente. As mudanças simplificam e eliminam diversos componentes utilizados em modelos tradicionais. Ao todo, são três modelos destinados a hidromassagem, circulação de água limpa e pressurização de sistemas. A nova motobomba é muito mais segura e resistente a corrosão. Por ser refrigerada a água e não a ar, caso das convencionais, pode ser instalada em ambientes desprovidos de ventilação. Outra vantagem é que a água liberada pela nova motobomba é aquecida pela própria motobomba devido a troca térmica, o que reduz gastos com aquecedores para hidromassagens. Totalmente segura, dispõe de mecanismos de isolamento elétrico que impedem o contato dos fios com a água. Com design moderno, que a torna muito mais compacta, pesa 50% menos que as demais e é fácil de ser montada, devido à menor quantidade de peças. novo produto, que consumiu investimentos de R$ 7 milhões, possui 18 registros de patentes no Brasil, Austrália, Argentina, Canadá, Europa e Estados Unidos. Já em 2003, primeiro ano de sua comercialização, a Eberle prevê recuperar o investimento com um lucro de R$ 8 milhões apenas no mercado nacional.
A inédita tecnologia da Aqquant, baseada na maior interação da água em sua operação, soluciona o ruído inconveniente próprio das motobombas tradicionais oferecendo um diferencial único no mercado: o silêncio total. Em funcionamento, a Aqquant representa menos de 5dB em relação ao ruído ambiente, trazendo maior conforto em todas as suas aplicações. Com Aqquant, um relaxante banho de hidromassagem ou chuveiro torna-se uma HIDROTERAPIA. Os efeitos oxidantes provocados pela aplicação de motobombas em ambientes úmidos diminuem em muito a vida útil do produto. Produzida em HPP (High Performance Polimer), material exclusivo de polímeros de engenharia, não oxidante, a linha Aqquant proporciona total resistência à intempéries, ideal para aplicações em ambientes externos ou zonas litorâneas. A linha Aqquant é totalmente isolada eletricamente, garantindo que não exista nenhum contato da água com os componentes elétricos e, com isto, nenhum risco de choque. Para segurança, possui dispositivo que desliga automaticamente a motobomba no caso de sobreaquecimento. A linha Aqquant é totalmente blindada (IP68 – NBR6146), sendo protegida contra poeira e podendo ser submersa nas condições especificadas pelo fabricante. Esta característica garante ainda mais segurança e durabilidade para as mais variadas aplicações.
A EBERLE SA foi fundada em 02 de abril de 1896 por Abramo Eberle, fabricando lamparinas na pequena funilaria. Em 1918, a empresa Abramo Eberle & Cia, iniciou a fabricação de talheres, objetos de cutelaria e pertences para mesa. Já entre 1923 e 1928 foi instalada a primeira forjaria da Eberle com a fabricação de peças forjadas, lâminas para facas, espadas e espadins para as forças armadas e inaugurada a fábrica de botões de pressão e rebites ocos. Sempre buscando novas oportunidades, em 1925, iniciou-se a fabricação de artigos sacros. Paralelamente, a Zivi, outra vertente da Mundial, fundada por Paul Zivi, iniciou suas atividades especializando-se em cutelaria fina. Já no início da década de 30, saiam das linhas de produção as primeiras tesouras e facas forjadas. Já em 1936, a Zivi deu origem a Hércules, primeira fabricante de talheres finos em aço inoxidável da América Latina. O crescimento obrigou a empresa a mudar-se para um novo complexo industrial de 64 mil metros quadrados no bairro Passo D’ Areia.
Com o início da 2ª Guerra Mundial em 1939, as importações ficaram restringidas e a empresa começou a fabricar seus primeiros motores elétricos dando origem a fábrica de motores elétricos. O fim da guerra trouxe um momento de expansão na economia. Visando substituir a importações, em 1947, iniciou-se a produção de talheres, tesouras, facas, máquinas de uso doméstico, artigos para montaria marca Piteira e estampados em geral. A EBERLE transformou-se em Empresa de Capital Aberto em 1966, iniciando a construção do Parque Industrial de São Ciro, em Caxias do Sul, numa área total de 427 mil metros quadrados. A percepção de que o mercado têxtil teria grande potencial ensejou a criação da fábrica de componentes de fixação produzindo botões, ilhoses, rebites, fivelas, entre outros em 1974. Seu êxito foi tamanho que em 1982, esta fábrica foi ampliada para a permitir um incremento significativo de produção e ampliar seu leque de produtos.
A partir de 1981, a Zivi expandiu suas atividades para uma área de 520 mil metros quadrados no distrito industrial de Gravataí, a 25 km de Porto Alegre, onde atualmente concentram-se todas as atividades da Divisão de produtos e Consumo da Mundial. No ano de 1985 a Zivi-Hércules adquiriu a empresa Eberle, surgindo então o Grupo Zivi-Hércules-Eberle. Iniciou-se um período de profundas mudanças em ambas as companhias. Estas mudanças se prolongaram por quase uma década. Entre 1994 e 2003 o então denominado Grupo Eberle-Mundial passou por uma profunda reorganização estratégica e societária dando origem a Mundial SA Produtos de consumo, denominação pela qual é atualmente conhecida.
Fonte:
http://www.aqquant.com.br
http://www.gem.ind.br/finep.html
acesso em fevereiro de 2005
envie seus comentários para [email protected].