Motor Eólico com Levitação Magnética

Antônio José Silva Oliveira, pesquisador da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), demonstrou uma inovação no uso da energia eólica para geração de eletricidade, o protótipo para a pesquisa física consiste num motor em levitação magnética com uma bobina, que gera 3 volts e 0,15 amperes, acionada pelo vento, com 1.800 rotações por minuto. “Dá para acender uma lâmpada”, mostra Antônio José. 

Segundo ele, a etapa seguinte da pesquisa, com o calculo de engenharia, será desenvolvida na UFMA com estudantes e um professor engenheiro. Em agosto, o equipamento será testado para conhecer o desempenho na geração de energia de maior potencia. O invento ainda não está patenteado. O autor disse que foi contatado por uma incubadora de MG para desenvolver o produto e ver a sua potencialidade de mercado. 

“As aplicações tecnológicas são imensas”, avalia o professor. A inovação da tecnologia consiste em ser praticamente nulo o atrito mecânico no sistema do motor de levitação magnética, informa. Para a aplicação, será preciso produzir em serie o sistema, de modo que realize o trabalho com a mínima energia possível. 

Materiais diamagnéticos usados no experimento são os que não permitem a passagem magnética, os que isolam as linhas de campo magnético, explica Antônio José. O invento, que ainda está em fase de pesquisa, calcula, poderá vir a substituir sistemas de geração baseados em células solares e cata-ventos, que, sendo mais compacto, ocupa menos espaço.

Fonte: 
http://www.ifi.unicamp.br/jornal-da-ciencia/msg00748.html 

acesso em fevereiro de 2002

Posso ajudar?