Mousike

A APEL, com sede no Distrito Industrial de Campina Grande, iniciou suas atividades em 1975, com o objetivo desenvolver e industrializar equipamentos na área eletroeletrônica, absorvendo tecnologia oriunda dos centros de pesquisas da Universidade Federal da Paraíba (UFPb). Desde então, a APEL vem absorvendo tecnologias e desenvolvendo sistemas eletrônicos para aplicações em áreas de processamento de áudio, e atuando nos segmentos de sonorização e radiodifusão de um modo geral.

 

Citada pela revista americana Newsweek como um dos mais promissores polos tecnológicos do mundo, a cidade paraibana abriga dezenas de indústrias de informática e eletrônica e tem Produto Interno Bruto per capita duas vezes superior à média nordestina. A Apel, que evoluiu de uma tese de mestrado para uma indústria eletroeletrônica, briga de igual para igual com multinacionais e hoje é líder na venda de equipamentos para emissoras de rádio, com 70% de participação do mercado nacional. De 4.200 emissoras instaladas no País, 3000 são clientes da empresa. Ousada, mergulhou em outros nichos e guarda no currículo contratos de fazer inveja a muitos concorrentes. Foi de lá, no interior da Paraíba, que foi produzido todo o sistema de som para a Casa Rosada, na Argentina.

 

O primeiro salto da Apel para o sucesso foi impulsionado pelo Mousike (A palavra “música” tem sua origem nos antigos Gregos com o nome de “Mousike”,homenagem às Nove Musas da Inspiração), sistema de transmissão de dados através de linhas telefônicas. O equipamento foi adotado pela Telebrás. A partir do Mousike, a Apel, fundada em 1975, desenvolveu a mais completa linha de equipamentos para emissoras de Rádio.

 

Fonte: http://www.apel.com.br/entrada.html

http://www.lightinfocon.com.br/port/news/2001/2708.asp

Cronologia do Desenvolvimento Científico e Tecnológico Brasileriro, 1950-200, MDIC, Brasília, 2002, páginas 95, 403

 

acesso em março de 2002

Posso ajudar?