Brasileira cria novo formato de sabonete que evita o desperdício e diminui a agressão ao meio ambiente
Kaoli Jogo, empresária e inventora brasileira, percebeu um problema encontrado no uso de um dos mais comuns itens do dia a dia em higiene: o sabonete. Ela identificou que quando o sabão/sabonete em barra chega ao final não é possível utilizá-lo com eficiência, portanto, opta-se por descarta-lo.
A inventora também percebeu que há grande desperdício nesse descarte e que, diariamente, toneladas de produtos de limpeza e higiene são despejados nos esgotos sem o devido tratamento.
Os sabões/sabonetes possuem substâncias tensoativas, além de conservantes, corantes e fragrâncias, o que faz com que bolhas de ar permaneçam um menor tempo em contato com o meio ambiente, além da formação de espuma na superfície impedir a entrada de luz, que é essencial para a fotossíntese dos organismos subaquáticos.
Kaoli solucionou esse problema com uma inédita configuração aplicada em sabonetes em barra, formada por um recorte com rebaixo na parte central superior do sabonete. O rebaixo permite encaixe e aderência do sabonete que já está no fim, unindo um ao outro, evitando desperdícios e a difícil utilização do sabonete quando está chegando ao fim
O “Sabonete diferenciado”, já foi registrado junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) por Kaoli. Hoje, ela busca por investidores para produzir e comercializar o invento por meio do licenciamento ou venda da patente.
Saiba mais: O programa “Ideias & Invenções” da ANI publicou uma matéria sobre o projeto – confira: