Lay Up: plataforma pode ser acessada online ou offline, em site ou aplicativo.
Mercado
Com a última atualização em setembro de 2018, a página Fatos e Dados da Uber revelava que a empresa tinha no Brasil 600 mil motoristas cadastrados. Além disso, haviam 22 milhões de usuários aptos a solicitar corrida no país. Em 2017, a Uber já havia dado indícios de que o Brasil é um dos seus principais mercados. Isso porque a multinacional revelou que São Paulo havia ultrapassado, em 2016, a Cidade do México, tornando-se a cidade com maior número de corridas no mundo. Porém, com a abertura de capital, a multinacional precisou revelar dados até então secretos. Entre estes dados, está a confirmação que o Brasil é o segundo principal mercado da Uber no mundo. Em 2018, a empresa faturou aproximadamente 3,7 bilhões de reais com a operação no país. O valor só é menor do que o faturamento da empresa no próprio Estados Unidos.
Além disso, os dados mostraram um crescimento impressionante da empresa no país nos últimos anos. Houve um aumento de 306% em relação a 2016 e de 15% em relação a 2017. E não foi só isso: os números da Uber revelaram que São Paulo está entre as quatro regiões metropolitanas responsáveis por 24% do faturamento com transporte. Ao lado de Nova Iorque, São Francisco, Los Angeles e Londres, São Paulo impulsiona o faturamento da multinacional.
Produto
O Lay Up refere-se a uma plataforma que pode ser acessada on-line e também off-line, através de site e aplicativo, que será utilizada em todas as áreas profissionais que já utilizam de aplicativos para operar como Uber, 99Taxi, UberEats, etc. A plataforma será para profissionais diversos como motoristas, taxistas, motoboys e similares.
Primeiramente o usuário terá que se cadastrar através do aplicativo, colocando todos os seus dados e as comprovações de que ele atua como profissional autônomo utilizando alguma das plataformas/aplicativos em questão. Em seguida haverá uma verificação, para que posteriormente haja a liberação dos benefícios, que serão únicos e intransferíveis.
Haverá uma taxa mensal/anual a ser paga para utilização da plataforma e acesso aos benefícios, que poderá variar de acordo com o tempo de uso e/ou perfil da pessoa. Os pagamentos serão feitos através de boletos ou cartão de crédito.
Os serviços serão oferecidos através de um cartão e um aplicativo, onde todos os motoristas que se filiarem receberão o cartão e terão que baixar o APP para saber a localidade de todos os parceiros, como: oficinas, restaurantes, clínicas, postos e lugares onde terão descontos, mostrando o cartão.
A plataforma pode oferecer um “cartão fidelidade” que pode ser físico ou virtual e com este cartão o profissional terá acesso à diversos benefícios/vantagens, como por exemplo, manutenção de seus veículos, descontos em oficinas, restaurantes, postos de gasolina, na área da saúde e etc.
As vantagens do Lay Up são:
- Benefícios para os prestadores de serviços que poderão oferecer seus serviços para os profissionais que utilizam com frequência;
- A plataforma pode oferecer propagandas e benefícios de acordo com o perfil de cada usuário;
- Facilidade no cadastro e utilização;
- Benefícios para os profissionais;
- Facilidade para ambos os lados;
- Plataforma que ajuda na fidelização.
O Lay Up já foi registrado junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) por Gabriel Spalone Alves. Hoje, o inventor busca por investidores para licenciar a plataforma, seja por meio da venda da patente ou do seu licenciamento.