Ovo Azul

A patente de modelo de utilidade MU 7501730 refere-se a “DISPOSITIVO DE ABSORÇÃO DE ODORES” que trata de um dispositivo de absorção de odores, desenvolvido para absorver odores no interior de geladeiras, sendo inteiramente atóxico. O dispositivo é confeccionado em poletileno, na forma oval, contendo no seu interior um pequeno saco de papel filtro com centenas de grãos de carvão ativado, que funcionam como pequenas esponjas moleculares, retendo os odores dos alimentos armazenados.

O inventor Alvaro Alves Sobrinho, dono da Beralv, fabricante de produtos de limpeza de Porto Alegre comenta sua estratégia: Não posso ter a pretensão de disputar mercado com multinacionais. mas posso buscar nichos onde elas não atuam”. Ele inventa os produtos e os coloca nas prateleiras das lojas o mais cedo possível. Foi assim que nasceu em 1986 o Fluss Azul Ativo, o primeiro bastão sanitário lançado no país. Dois anos depois, a Beralv voltou a surpreender a concorrência, desta vez com o limpador de tênis Fleur. Em 1996 viria o Ovo Azul,, um prodiuto para absorver odores no interior de geladeiras. Com tanta criatividade a Beralv não para de crescer. Seu faturamento foi de 20 milhões de dólares em 1994. Uma companhia multinacional chegou a fazer uma proposta para comprar a fórmula do Fluss, mas Alves a rechaçou: “Não tenho o menor interesse em fazer negócio com os produtos que crio”, diz ele. Álvaro Alves Sobrinho foi o criador e principal diretor da indústria química Beralv, de Porto Alegre. Em 1997 vendeu a empresa para um grupo americano. A partir daí, passou a investir na área imobiliária. 

Em 11.03.1970, o Sr.Álvaro Alves Sobrinho, ex-funcionário da Gilette do Brasil no Rio Grande do Sul, que atuou por vários anos na área de Marketing e Vendas, consegui, com suas economias, constituir uma empresa que foi denominada BERALV CLOROSUL S/A. No início era uma empresa que tinha como objeto social a distribuição de produtos de consumo popular apenas no Estado do Rio Grande do Sul. A partir de 1976, o Sr.Álvaro, Presidente da empresa, passou também a produzir os produtos que até então distribuía. Com a fabricação própria, as vendas da empresa sofreram um grande impulso, porquanto o Sr. Álvaro ciente de que o mercado de produtos de higiene e limpeza era gerido por grandes multinacionais, foi em busca de novos produtos e tecnologias para implementar a sua linha de produção, pois só assim teria condições de concorrer pari passo com empresas do porte da Johnson & Johnson, Gessy Lever, entre outras.

Esse trabalho desenvolvido pelo Sr. Álvaro que investiu um capital considerável em viagens ao exterior, tinham como escopo a obtenção de fórmulas até então desconhecidas para o mercado brasileiro, fez com que BERALV CLOROSUL se projetasse no mercado nacional. Em 1993, portanto 17 anos após a sua constituição, a BERALV CLOROSUL já possuía uma ótima participação no mercado, principalmente na Região Sul do país, conforme relatórios elaborados pela empresa AC Nielsen, que cuida exatamente de realizar pesquisas mercadológicas. Pode-se afirmar que a BERALV CLOROSUL, após anos de trabalho, pesquisa e investimentos, principalmente na área de marketing, conseguiu se sobressair no setor de higiene e limpeza, tornando-se uma empresa competitiva para as multinacionais então presentes no país.

A BERALV CLOROSUL fez da criatividade o seu mote. Sempre fez uso de embalagens criativas e diferenciadas que conquistaram a atenção e a fidelidade dos consumidores. Provas de tal assertiva não faltam. A BERALV CLOROSUL foi a pioneira na produção de garrafas para água sanitária com 100% de polietileno virgem. Foi ainda, a empresa que lançou o famoso e tão conhecido Bastão Sanitário, que após a descarga no vaso deixa a água azul. Lançou também o denominado Ovo Azul utilizado para eliminar o mau cheiro dentro dos refrigeradores, etc… Em suma, ao longo de sua existência, a BERALV CLOROSUL, sempre foi uma empresa que se destacou no cenário em que atuava, tanto que angariou diversos prêmios tais como: 2 Top de Marketing ADVB; Carrinho de Ouro; Associação Gaúcha de Super Mercadistas; Ponto de Encontro Associação Brasileira de Super Mercadistas, entre outros.

Os prêmios acima noticiados foram conquistados graças à qualidade dos produtos e a honestidade para com seus consumidores. O prestígio da BERALV CLOROSUL era inegável, prova disso foi que em 1994, executivos de uma das maiores empresas de produtos de higiene e limpeza do mundo (CLOROX) foram até o Rio Grande do Sul à procura do Sr. Álvaro, interessados em adquirir os ativos da BERALV CLOROSUL e assim a empresa foi vendida para um dos maiores grupos econômicos do setor de limpeza doméstica do mundo, The Clorox International Company. Segundo Alvaro Sobrinho: Permanecemos por mais de 3 anos analisando e avaliando qual o tipo de empresa que iríamos investir o capital ganho ao longo de 30 anos. Resolvemos investir no ramo imobiliário.”

Fonte: http://www.polibiobraga.com.br/polibio_0709.htm 
http://www.beralv.com.br/aempresa.htm
 
revista Exame: Quanto vale uma boa idéia? vol.23, n.21, outubro de 1995, página 92-93
 
acesso em abril de 2003
 
envie seus comentários para [email protected].

Posso ajudar?