Quadricíclo Articulado

Um veículo com a agilidade e a economia similares a uma moto, combinado com a segurança e a estabilidade de um quatro rodas, tendo como finalidade ser um utilitário rural, cargueiro leve, meio de transporte para turismo ou uso para terrenos desnivelados (um fora-de-estrada). Esta é a proposta que o inventor Antônio Carlos Baptista Sanjuan lançou na Internet em busca de parceiros para colocar em prática o projeto do Quadriciclo Articulado – Veículo Experimental. O que chama a atenção do veículo, que ainda não saiu do papel, é a característica de inclinação das quatros rodas e chassi, em até 30 graus, como ele demonstra nos desenhos divulgados no seu site.

 

A ideia do Quadriciclo Articulado tem como base o projeto de um triciclo, que chegou à fase de protótipo (MU 7002934). O primeiro experimento de Antônio Carlos foi um triciclo com articulações axiais, que, segundo ele, apresentou resultados positivos em manobras, segurança e facilidade de uso. Construído artesanalmente (com exceção do chassi, o material utilizado era reciclado, a partir de sucatas de carros e motos), o veículo possui, segundo Antônio Carlos, motor 180 cilindradas e alto torque. O obstáculo foi o terreno irregular, de lama ou areia, por onde o triciclo não conseguiu garantir a estabilidade com a única roda dianteira.

Foi assim que nasceu, na mente de Antônio Carlos, um gaúcho radicado na Bahia há alguns anos e com curso não concluído em Arquitetura, o projeto do Quadriciclo Articulado, já patenteado. De acordo com ele, o projeto teórico do veículo prevê três planos verticais, unidos entre si e a dois planos horizontais, através de três eixos axiais que permitem a inclinação (como se fosse uma moto) de até 30 graus para esquerda ou para direita. “As articulações axiais, que permitem a inclinação pendular, podem ser travadas em qualquer ângulo, através do acionamento de uma alavanca. Esse procedimento causa rigidez no chassi, tornando a dirigibilidade do veículo similar à de um quadriciclo convencional”, afirma.Com opção de uso como utilitário rural, como cargueiro leve, para turismo e um fora-de-estrada, segundo Antônio Carlos, o Quadriciclo Articulado tem capacidade de transportar o piloto, carona e mais 50 quilos de carga, ou piloto mais carroceria (0,25 metros cúbicos). Pode ser feito com plástico reforçado com fibra de vidro e aço, contendo ainda barra de segurança, para-brisa e teto opcionais. O veículo experimental prevê motor a gasolina e a diesel, variando de 250 a 500 cilindradas, enquanto Antônio Carlos estuda a versão elétrica, silenciosa e não poluente. De acordo com a ficha técnica do Quadriciclo Articulado, o veículo é para transporte em velocidades moderadas e poderá contar com tração nas duas ou quatros rodas, além de prever alto torque, freio hidráulico duplo acionado no guidão, suspensão traseira e dianteira (duplo A com amortecedores reguláveis) independente. Antônio Carlos revela que já recebeu muitas propostas de pessoas interessadas em comprar o veículo pronto. Porém, ele conta que está, neste momento, em busca de parceiros para produção comercial do veículo e, para isso, divulgou o projeto no site www.e-net.com.br/acbsan (site fora do ar em maio 2002).

Fonte: http://www.maxmatic.com/ttw_moto.htm

http://www.maxmatic.com/maxion2.htm

http://www.atarde.com.br/materia.php3?mes=04&ano=2000&id_materia=212119

acesso em maio de 2002

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