Selim de Bicicleta

Os irmãos Flávio e Wagner Duarte são os donos de uma empresa recém-nascida na Incubadora de Empresas da Universidade de Brasília, a Excentric. O primeiro produto da empresa, chamado Sentta, é um selim com formato alternativo, sem a parte frontal, que promete mais conforto aos ciclistas. Um grupo de ciclistas da capital federal está testando o produto, com o apoio da Faculdade de Educação Física da UNB. A dupla, que é de Inhumas, Goiás, também trabalha na industrialização de um freio antiravante e um sistema de tração que promete aposentar coroas, correntes e catracas, além de um conversor de forças para transformar a inércia em tração, um pedivela expansível e um barco a pedal. Agora, depois do aval do Sebrae, os empreendedores acabam de elaborar um plano de negócios para viabilizar a produção do selim, que eles querem começar a vender no final do ano. O Sentta é adaptável a qualquer tipo de bike. 

O estofamento do selim acompanha os movimentos do corpo nas viradas e causa sensação estranha nas curvas, dá a impressão de que o selim não está bem preso ao canote. As opções de regulagem são as mesmas de um banco convencional, com possibilidade de variação da angulação e de adiantar ou atrasar o assento. Qualquer um que se candidate ao uso do Sentta vai, obrigatoriamente, ter que carregar chaves Allen para adaptar o selim ao seu corpo. Aliás, essa é a intenção da dupla de irmãos dona da Excentric. “A vida inteira quiseram ajustar o homem à bicicleta, mas nós buscamos o oposto”, diz Flávio Duarte, um dos pesquisadores de soluções para ciclistas. 

A facilidade de encontrar mercado não existe para todas as invenções. Há quase dois anos Flávio Duarte sonha em ver as bicicletas das ruas e das academias de todo o país adaptadas com um novo assento, sem o bico frontal e dividido ao meio por uma fresta. Cansado de esperar interessados em fabricar o seu produto, ele resolveu acrescentar o banco à própria bicicleta. Mas, como não podia deixar de ser, não será uma bicicleta comum, dessas que todos têm em casa. O engenheiro ressuscitou a antiga idéia da bicicleta dobrável. 

A Excentric teve como primeiro produto o desenvolvimento de um breque com sistema antitravamento, idéia surgida dos tombos que Flávio Duarte levava da bicicleta quando percorria trilhas em terrenos inclinados ou escorregadios. O motivo das quedas eram os freios, que travavam ao serem acionados bruscamente. Com o novo selim chamdo inicialmente de Sentar, a diferença é que o selim não é pontiagudo: “o novo desenho elimina a parte frontal do banco e não comprime a região baixo pubiana de quem está guiando a bicicleta” , diz. O freio que não trava as rodas também foi aperfeiçoado. na versão final do produto, a pressão que as pastilhas do breque exercem sobre o pneu varia conforme a velocidade do ciclista. isso acaba evitando uma parada brusca, já que quanto mais lenta a bicicleta, menor o atrito entre o pneu e o freio: “com um sistema de roldanas colocado na roda, podemos determinar com que força o breque deve atuar”, explica Duarte. O objetivo da empresa é terceirizar a fabricação e a distribuição desses produtos e captar recursos para o desenvolvimento de novos produtos 

Fonte: http://www.bikemagazine.com.br/especial/selim/selim.htm 
acesso em maio de 2002
JORNAL CORREIO BRAZILIENSE DATA: 14/09/03 ON-LINE “Os inventores do Distrito Federal”
 
Jornal de Brasília, 21/08/2003 http://jornaldebrasilia.com.br
 
Jornal Gazeta Mercantil, 04.10.2000 página 12 (caderno: Por conta própria) “Inventor especializa-se em modificar bicicletas”, de Jorge Ferreira Filho
 
http://www.unb.br/acs/acsweb/clipping/marca.htm
 
acesso em novembro de 2003
envie seus comentários para [email protected].

Posso ajudar?