Sensor inovador detecta desalinhamento de rodas e eleva segurança nas estradas

No Brasil, onde são registradas 14 mortes por dia no trânsito e mais de 50 mil acidentes automobilísticos anualmente, os veículos de grande porte, como carretas e caminhões, representam cerca de 20% desse total, segundo dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT). Preocupantemente, aproximadamente 47% de todos os acidentes envolvendo caminhões no país resultam em óbito, conforme relatório do site Estradas.

Consciente da gravidade desse problema e dos custos econômicos e humanos envolvidos –  estima-se que os sinistros de trânsito representem cerca de 4% do PIB nacional, o equivalente a aproximadamente R$ 350 bilhões  –, o inventor Anderson Dias de Souza, integrante da Associação Nacional dos Inventores (ANI), desenvolveu uma solução prática e funcional para a redução desses números alarmantes.

Batizado de Sensor para Detectar Desalinhamento de Rodas, o dispositivo inovador é posicionado ao longo dos dois eixos do veículo, permitindo que os condutores verifiquem o alinhamento correto das rodas, minimizando as chances de acidentes decorrentes dessa falha mecânica.

“Ao verificar o alinhamento correto das rodas do veículo, o dispositivo emitirá uma luz verde, indicando as condições adequadas para o deslocamento. Por outro lado, se houver algum desalinhamento, uma luz vermelha acenderá, alertando o condutor de que o veículo não está em condições apropriadas para trafegar”, explica Souza.

Segundo ele, além de proporcionar maior segurança nas rodovias, a invenção oferece tranquilidade aos condutores, que contarão com um sistema prático e acessível de controle das condições de tráfego relacionadas ao alinhamento das rodas e pneus. “Com a detecção precoce do desalinhamento, espera-se minimizar custos com manutenção e, principalmente, prevenir acidentes que podem resultar em perdas de vidas humanas”, salienta Souza.

Para a diretora da ANI, Daniela Mazzei, essa inovação brasileira representa um passo significativo rumo à melhoria da segurança no transporte rodoviário de cargas. “Com a implementação de tecnologias como o Sensor de Desalinhamento de Rodas, é possível vislumbrar um futuro no qual acidentes e mortes nas estradas sejam consideravelmente reduzidos, proporcionando benefícios para a sociedade como um todo”. Para mais informações sobre o projeto entre em contato com a ANI.

Fonte: Economiasa.com.br

Serviço:

Associação Nacional de Inventores (ANI)

Endereço: Rua Dr. Homem Melo, 1109, São Paulo (SP)

Contato: (11) 3670-3411 | (11) 94738-4249

Site: www.inventores.com.br

Facebook: inventores.com.br

Instagram: @aniinventores

Posso ajudar?