Aqui no Brasil, o engenheiro Cláudio Callia desenvolveu dispositivo inédito que ativa as luzes de freio automaticamente, quando o veículo está parado. O sistema funciona independente do motorista pisar no pedal. Batizado como DASP – Dispositivo Automático de Sinalização de Parada, tem o mesmo objetivo das inicativas européias, a redução do número de colisões traseiras, estas que representam 30% dos acidentes e superam todos os demais, como capotagem, atropelamento etc. Neste caso, na imobilidade, em oposição ao uso dinâmico previsto nos leds e no sensor de frenagem em pânico. O equipamento do engenheiro Callia vai estar no mercado a partir de janeiro do ano que vem. O dispositivo, montado em uma peça do tamanho de uma caixa de fósforos, poderá reduzir entre 30% e 40% a possibilidade de colisões traseiras com o veículo parado e interessar muito às seguradoras. O DASP é um dos 235 trabalhos selecionados para o Congresso SAE Brasil 2003, que reúne engenheiros da mobilidade, entre 18 e 20 de novembro, em São Paulo.
A patente PI 0002829 revela um “DISPOSITIVO DE SINALIZAÇÃO AUTOMÁTICA DE PARADA PARA VEÍCULOS AUTO-MOTORES” Trata-se de um dispositivo capaz de indicar automaticamente o estado de não movimento do veículo, independentemente da ação do motorista de manter o pressionado o pedal de freio, ou seja, bastará não haver movimento para que se acendam imediatamente as luzes de freio, dito dispositivo compreendendo essencialmente um sensor que, instalado em local de movimento rotativo correspondente ao deslocamento linear do veículo, gera sinais que são interpretados por um circuito de controle que, na ausência de deslocamento, excita eletricamente as luzes de freio do veículo.
Fonte: http://odia.ig.com.br/odia/auto/au021017.htm
http://www2.correioweb.com.br/cw/EDICAO_20030821/col_alt_210803.htm
acesso em outubro de 2003
envie seus comentários para [email protected].